Páginas

sábado, 23 de fevereiro de 2013

ANTENAS E PRÉ-AMPLIFICADOR



                                                                                                              PY3YJU

 Agora precisamos montar uma antena e um bom pré-amplificador para o nosso receptor de satélite meteorológico, quando eu PY3YJU –Julio e PY3LCR – Luis Carlos começamos a montar usamos a QHA (quadrifilar helix antenna), Uma solução mais eficiente a antena Helix Quadrifilar (QHA). Tem a vantagem de ficar fixa,não necessita de um rotor, e muda automaticamente a elevação e azimute para a direção do satélite sem interrupção. É polarizada circularmente e apresenta uma largura de banda relativamente estreita. Se você é hábil em montagens de antena você pode facilmente construir essa antena  a um custo muito baixo.
Figura 1
Os quatro dipolos que compõem a Double cross antenna ( Turnstyle ). As imagens, gravadas com a cross double antenna, até agora, construída e testada, indicaram que é muito pouca a degradação da qualidade de imagem . ( figura abaixo )

As vezes temos de dar manutenção em rotores de antenas para satélite por causa de seu uso pesado com o sistema horizontal e vertical motivou-nos experimentar com antenas omnidirecionais. Minha primeira tentativa foi com um plano de terra 70cm. Os resultados foram decepcionantes, a imagem não foi de 100% do esperado, até os sats que estavam 10 graus acima do horizonte mesmo assim existiam profundos desvanecimentos do sinal quando os sats foram alto me deixou com vários períodos de nenhuma imagem sobre cada passagem. A J-pólo e a antena Discone com quem falei ficaram igualmente desapontados com os resultados.

Partimos então para a montagem de uma antena pesquisada na internet, a qual o PY3CSA, o Carlos fez a primeira montagem e testes, essa antena se chamava a Lindenblad antenna ( figura acima ). Como costumo mudar a polarização da minhas antenas de satélite para manter forte o sinal de downlink, eu fundamentei que a solução seria uma antena omnidirecional: polarização  circular a direita e polarização circular a esquerda comutáveis. Em busca de literatura sobre antenas para amadores,  as únicas antenas de polarização circular omnidirecional que eu encontrei foram no Livro do Experimentador de Satélite. De fácil construção e ajustes a Antena Lindenblad foi a escolha natural, que é fixa também e não precisa de rotores.

Neste endereço você encontra o artigo original de como montar uma Lindenblad Antenna:   


Após a montagem da antena necessitamos de um pré-amplificador ou seja vamos ter um junto a antena para amplificar o sinal de entrada e um outro no receptor para compensar a perda no cabo. O pré já estava definido a algum tempo tinha pesquisado um site francês com o artigo " PREAMPLIFICATEUR D'ANTENNE pour la bande 144Mhz" mas fizemos pequenas alterações para 136Mhz, o transistor amplificador pode ser um 3N205, 40673 ou um BF961, usamos este ultimo.
O site que tem o artigo, esquema elétrico e PCB está no endereço:


http://f6csx.free.fr/PROJETS/Preampli_144.pdf

NOS PRÓXIMOS ARTIGOS FOTOS DA MONTAGEM DA ANTENA LINDENBLAD MONTADA PELO PY3CSA - CARLOS.






Um comentário:

Alexandre Deves Sailer disse...

Pessoal , muito legal a montagem , passem minhas considerações a turma de Pelotas. Eu Por aqui estou terminando uma quadra para UHF e após começarei fazer uma antena discone para recepção de satélite ... Sucesso com as montagens, PY3CT - ALEXANDRE -