Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

RECEPTOR METEOROLÓGICO - PARTE 2


FOTO DO RECEPTOR MONTADO...
Definições: Se a bobina L1 já foi colocada, deve-se dessoldar o lado que envia de tensão para a entrada de antena ao fazer os ajustes.
- Conecte a entrada de antena em uma carga de 50 ohms (pode ser um resistor de 51 ohms).
- Ligue o receptor entre 11 e 15 volts, e verifique a tensão de saída do regulador IC4. Ela deve ser de 8 volts.
- Aumente o volume. Agir sobre o silenciador para ouvir o chiado.
- Ajuste o núcleo de L6 para + 4 volts no pino 13 do MC3362P. É importante que não exista sinal na entrada do receptor, ou que ele se auto-oscile, distorcendo assim a regulagem do discriminador. Desligue a energia.
Retire IC2 (MC1458) de seu soquete e faça um “jump”, um curto circuito entre o pino 1 e pino 3 do IC2 , que tem o efeito de desativar a CAF e trazer os + 4 volts para o diodo varicap D2 . Assim é feita as regulagens do receptor no meio da faixa de excursão do CAF. Ligue a fonte de alimentação.
- Vire POT1 para +8 volts no pino 23 de MC3362P, ou melhor, no centro de POT1, medições diretas no MC3362P devem ser evitadas, dificilmente sobreviveria a curto-circuito entre os pinos.
- Retire a carga não irradiante na entrada de antena.
- Conecte um gerador de RF definido para entrada de antena 138,000 MHz, com um nível de sinal suficiente e ajustar a bobina L5 (abrindo ou fechando as espiras) até ouvir o sinal. Atenção para o efeito da mão durante esse ajuste. Após ajuste não pode mais mexer em L5.
- Ajuste o gerador de 137,000 MHz, vire POT1 totalmente em outra direção, e agir em P1 para repetir um sinal.      
- Ajuste o gerador a 137,500 MHz, e agir sobre POT1 até ouvir o sinal. Atenuar o gerador para um sinal mais fraco, e ajustar L2, L3 e L4 para o máximo sinal. Repita várias vezes essas operação até obter a melhor sensibilidade. Temos de ir até 0,2 uV.
- Desligue a alimentação e remova o jump. E substitua o jump pelo MC1458.
- A configuração a seguir é muito importante e deve ser feito com o máximo cuidado. Substituir a carga não irradiante de 50 ohms (ou resistência de 51 ohms). Alimente o receptor. Medir a tensão no pino 1 do MC1458 e agir suavemente sobre o ajuste de L6 para que a tensão varia ligeiramente com tendência para um valor mais alto. Por favor, note que a variação de tensão deve ser relativamente lenta. Pode ser que, durante a medição, a tensão seja bloqueada em uma extremidade da faixa; retoque L6 apenas num sentido ou no outro, de modo a variar a tensão, ver novamente. Resta depois ajustar delicadamente a regulagem de L6, a variação de tensão final deve ser tão lenta quanto possível e sempre para cima.
- Coloque no lugar L1 se tem utilidade. O receptor está regulado e POT1 permite varrer a frequencia de 137-138 MHz.
Os satélites meteorológicos não estão sempre à vista e vai exigir um programa de passagens via software. Assim que um deles é visível, basta ligar o POT1 até ouvir o sinal, bem centrado e a decodificação da imagem pode começar. O CAF compromete-se a manter o sinal centrado em toda a transmissão de imagem.
O receptor que apresentamos está terminado. Depois de anos ele traz satisfação a todos aqueles que montaram. Embora seja uma montagem relativamente simples, ele permite receber imagens de uma qualidade tão boa quanto a totalidade de receptores bem mais complicados e muito mais caros. Os contras sua utilização são muito menos amigáveis: não faz busca automática, não tem bloqueio automático no scanner em sub-portadora de vídeo, não é sintetizado, etc...Mas a qualidade está no resultado final das imagens, e isso é o que mais importa.
Aqui estão algumas melhorias a este receptor, sugeridas por F6HCC na revista Radio Ref 724:
"Melhorando o receptor 137MHz.Encontramos na banda de 137MHz transmissões de dados provenientes de alguns satélites, da variação em frequência, o sistema de CAF tende a receber essas emissões ou emissões espúrias diversas. Para remediar isso, basta ligar um interruptor em paralelo com o capacitor C26. Quando ele é fechado, o sistema de CAF é bloqueado na posição intermediária.Somente o VFO opera sobre a frequência. Quando o satélite aparece, abrimos o circuito (interruptor) e o amplificador operacional retorna a sua função. O capacitor C26 será descarregado pelo curto-circuito, o CAF inicia de maneira perfeitamente centrado em relação a recepção. Outra modificação: afim de evitar as oscilações parasitas o amplificador operacional IC2A, corta-se a pista entre a saída (pino 1 que está ligado a C26) e o ponto comum a C19/R6 (10nF/5K6). Coloque um resistor de 4,7 ohms neste corte."

Nenhum comentário: