Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

RECEPTOR METEOROLÓGICO - PARTE 1


SE POR ACASO VOCÊ JÁ FOI PRESENTEADO POR PY3CSA, O CARLOS SALAGNAC COM AS IMAGENS QUE ELE CAPTURA DOS SATÉLITES NOAA, VOCÊ VAI QUERER MONTAR ESTE ARTIGO ORIGINAL , QUE ALÉM DESSA MONTAGEM TEM OUTRAS INÚMERAS MONTAGENS INTERESSANTÍSSIMAS QUE VALEM A PENA PESQUISAR.
DE F6BQU – LUC PISTORIUS  -  Récepteur  météo  simplifié:
Receptor meteorológico simplificado

O receptor descrito na revista Megahertz em Julho de 1993, apesar de muito completo e eficiente, não estava ao alcance de todos, para a sua criação e desenvolvimento. Após este artigo, houve uma forte demanda por um simples receptor, o que foi feito para Megahertz Revista Dezembro de 1996. Então aqui novamente a descrição simplificada deste receptor, como ainda é válido. Além de inúmeros acréscimos (controle de freqüência, PC, etc ...) têm sido realizadas por entusiastas diferentes, você vai encontrá-los em seus sites, como o de F1ULQ .
Este receptor simples, com poucas peças, é de fácil montagem por todos, sabendo lidar com um ferro de solda. Além disso, os componentes são comuns, a PCB é de face única e de custo do conjunto que não vai  colocar a sua carteira em risco.
Descrição: O sinal que chega na entrada do receptor é amplificado pelo Q1. transistor BF960 este foi escolhido por sua estabilidade e não deverá gerar problemas de auto-oscilação. Os 12 volts é enviado através de uma fina trilha a (L1) do conector de antena para alimentação de um pré-amplificador de antena  através do cabo coaxial. O circuito de entrada (C2, C3 e L2)
clássico e não precisa de comentário. L3 e L4 formam um filtro de banda relativamente estreita para rejeitar a taxa máxima frequência de imagem. O coração do circuito é um integrado da Motorola  MC3362P, que é um receptor FM de dupla conversão completo (10,7 MHz e 455 KHz). É desnecessário falar mais sobre o funcionamento do circuito descrito em muitos artigos. Nota, no entanto,  F1 é um filtro cerâmico utilizado para reduzir o ruído total através da redução da largura de banda de 10,7 MHz e F2 é também um filtro cerâmico atuando em 455khz e determina a banda passante final do receptor que é de 40 kHz no nosso caso.
O sinal de baixa frequência deixa o receptor através de um filtro BF ativo com dois transistores. Sua largura de banda (400-4000 Hz) é otimizado para esse tipo de recepção. Q2 e seus componentes periféricos formam uma célula passa-baixa e Q3 uma célula passa-alta. Na saída do filtro, o sinal leva dois caminhos diferentes, um para a saída de AF é ligado a um conversor de fax (entrada para a placa de som do computador) e o outro para o amplificador de BF (LM386), o qual serve para a sidetone, cujo nível é ajustado por Pot3.
Os dois amplificadores operacionais IC2A e IC2B sãs usados para controlar automaticamente a freqüência de recepção (CAF). O monitoramento constante é essencial se quisermos ter uma sintonia perfeita  na freqüência de transmissão de um satélite durante sua passagem (assim é que se tem uma boa qualidade de imagens recebidas, a escala de cinza varia se a freqüência varia ). A diferença de frequência entre o início e o fim de uma passagem pode ser superior a 5 kHz, isso devido ao efeito Doppler (lembre-se da variação de tonalidade das sirenes das ambulâncias ou de viatura dos bombeiros quando eles passam pela rua, é o mesmo para os satélites, mas em uma escala diferente de freqüências...). Você deve saber que o CAF só funciona em variações de tensão lentas o suficiente para evitar reagir sobre a freqüência de modulação do sinal útil transmitida. C26 e R12 determinam a constante de tempo da reação do CAF. A tensão de IC2B (pino 1) é aplicada ao diodo varactor D2 para corrigir automaticamente a frequência do oscilador local. O regulador de tensão que alimenta o MC3362P IC4, e o ponto divisor de tensão (POT1, P1 e R5) proporcionam uma boa estabilidade do oscilador.
Um silenciador (mute) está disponível no circuito. O limiar é estabelecido pelo Pot3 e controla através de Q4 é a saída do filtro de BF. Deve notar-se que este é também o silenciador de saída AF da placa de som, o qual permite, em conjunto com o software de imagem que recebe as imagens de recepção via satélite semi-automáticas. D1 é um diodo de protecção contra uma possível reversão da tensão de alimentação.
Montagem: A placa de montagem não colocam problemas particulares, se você for cuidadoso. Basta seguir o esquema de instalação e soldar os componentes na placa em si, começando com o menor e terminando com o maior. O indutor L5 é feito com fio prateado, deve ser realizado de forma cuidadosa. O espaçamento entre as bobinas devem ser regulares (ver fotografias). Obececer o ponto vermelho, lado do pino do F1 filtro que vai ser ligado ao pino 17 do MC3362. O anel verde de D2 está no lado de R6. Não esqueça os jumps que impedem a realização de um circuito impresso de dupla face, mantendo um bom plano de terra, essencial para garantir uma excelente operação do receptor, sem auto-oscilação. Estes jumps devem ser soldados o mais curto possivel. Outros fatores que contribuem para evitar as auto-oscilações como o amortecimento, no resistor R4 é colocado um pequeno ferrite colocado no "drain" de Q1. O dreno é a mais longa perna do transistor e será colocada no circuito com inscrições visíveis na parte superior do transistor. Os circuitos integrados são soquetados. Antes de montar o MC3362 em seu lugar, garantir que a tensão é de 8 volts na saída do regulador IC4. A ligação do botão de volume, bem como a saída de AF será feita com cabo blindado. A ligação à antena será pequeno cabo coaxial 50 ohms. Use L1 se você planeja alimentar o pré-amplificador de antena através do cabo coaxial

Nenhum comentário: