Páginas

sábado, 9 de fevereiro de 2013

URGÊNCIA - ULTIMAS EXPLOSÕES SOLARES


Tempestade solar catastrófica pode causar perturbações globais;
NASA planeja medidas de emergência

POR IBTimes Reporter Staff |

                                                                         09 de agosto de 2011 01:32h
Os EUA National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) previu a ocorrência de uma forte tempestade solar que pode causar estragos na Terra e perturbar gravemente a saúde humana e de propriedade.
De acordo com o NOAA Weather Prediction Center (SWPC), o sol está entrando em uma fase ativa de atividades que podem levar a um estado de máximo solar em 2013. Isso normalmente ocorre quando uma explosão de partículas carregadas e ejetadas da coroa do sol bate no campo magnético da Terra a uma velocidade de mais de 5 milhões de quilômetros por hora.
Como os movimentos de ejeção para a superfície da Terra, ela pode causar uma tempestade geomagnética que pode perturbar o campo magnético da Terra. Devido a isso, pode haver rupturas graves no rádio e linhas de transmissão via satélite, redes de energia, comunicações aéreas e aplicativos de GPS.
O que é o mais perturbador é o fato de que este tem força de levar ao espaço um aumento no tempo de exposição a condições de riscos à saúde humana, as atividades espaciais, o turismo espacial e aumentar a comercialização espacial.
No passado, houve registros de casos semelhantes de atividade solar máxima. O maior caso registrado foi em setembro de 1859, quando uma tempestade geomagnética grande alimentado por uma erupção solar atingiu escritórios do telégrafos ao redor do mundo. Alguns operadores de telégrafo chegaram a levar choques elétricos enquanto papéis pegavam fogo. Além disso, houve casos semelhantes em 1989, quando as redes de energia no Canadá foram afetados.
No entanto, a situação atual está previsto para ser muito mais sério por pesquisadores da NASA. Acredita-se que pode haver uma série de apagões em diferentes partes do mundo, que pode durar até semanas ou meses. Bancos e redes financeiras podem ficar offline, interrompendo o comércio de uma forma única para a Era da Informação.
Para superar tal situação catastrófica, os investigadores da NASA estão tentando descobrir maneiras de superar a situação possível.
"Nós agora podemos acompanhar o andamento das tempestades solares em 3 dimensões, como as tempestades são carregadas para baixo na Terra", afirmou Michael Hesse, chefe do Laboratório de Clima Espacial GSFC e palestrante no fórum. " Este conjunto de etapas é para alertar o tempo de exposição que poderia preservar as redes de energia e de outros bens de alta tecnologia durante os períodos extremos de atividade solar."
Eles fazem isso usando dados de uma frota de naves espaciais da NASA em torno do sol. Analistas do laboratório alimentam as informações em um banco de supercomputadores para processamento. Poucas horas depois de uma grande erupção, os computadores criam um filme em 3D mostrando onde a tempestade vai passar, que os planetas e espaçonaves vão bater, e predizer quando os impactos vão ocorrer. Este tipo de "previsão interplanetária" é sem precedentes na curta história da previsão do tempo de exposição.
"Este é um momento muito emocionante para trabalhar com previsão do tempo espacial", afirmou Antti Pulkkinen, pesquisador do Laboratório de Clima Espacial. "A emergência de modelos de tempo espacial baseados na física está colocando-nos na posição de prever se algo importante vai acontecer."
Alguns dos modelos de computador são tão sofisticados, podem até mesmo prever correntes elétricas fluindo no solo da terra, quando graves tempestades solares nos atingem. Estas correntes fazem o maior dano para transformadores de potência. Um projeto experimental chamado "escudo solar", liderado por Pulkkinen visa identificar transformadores no maior perigo de falha durante toda a tempestade em particular.
"Desligar um transformador específico por algumas horas poderiam evitar semanas de blecautes regionais", diz Pulkkinen.


Nenhum comentário: