Páginas

quinta-feira, 23 de abril de 2015

O RADIOAMADORISMO E A RADIO PELOTENSE


Este artigo foi enviado pelo nosso grande amigo IVAN DORNELES RODRIGUES, PY3IDR para engrandecimento do rádio como instrumento de comunicação com a sociedade a quem agradecemos .


O RÁDIO EM PELOTAS - RS

SOCIEDADE RÁDIO PELOTENSE

620 KHz - A EMISSORA DA METADE SUL!

         Em 1925 foi fundada a Sociedade Rádio Pelotense, montada pelo radioamador Carlos Sica e pelo técnico Alexandre Gastaud, que não quis correr o risco de depender apenas dos associados. Por isso eles resolveram construir rádio-receptores de frequência fixa e que eram alugados aos interessados.
         Foi em uma loja comercial do centro, chamada “Palácio de Cristal”, de propriedade de Carlos Sica, que surgiu a idéia de fundação da Sociedade Rádio Pelotense. Reuniram-se o comerciante e radioamador Carlos Sica, seu tio Tobias Sica e o primo João Abrantes, além dos amigos Baldomero Trápaga y Zorrilla, Alexandre Gastaud, José Luiz Pinto da Silva e Antônio Nogueira Filho.
         A 6 de junho de 1925, data da fundação, o grupo fundador reuniu, em assembleia, quase uma centena de pessoas interessadas e, verificou-se a instituição da Sociedade Rádio Pelotense. E, a 25 de agosto, sob o prefixo POP, o locutor Alberto Gomes colocava no ar o transmissor construído por Alexandre Gastaud, anunciando enfaticamente “... a primeira do Estado...”. Portanto vamos assim considerá-la como a mais antiga emissora gaúcha, já que a sua antecessora, a Rádio Sociedade Rio-Grandense, fundada em Porto Alegre-RS, no dia 7 de setembro de 1924, por Juan Ganzo Fernandez, Décio Martins Coimbra, Edison Ganzo e Augusto de Carvalho, não chegou a se firmar.
         A Sociedade Rádio Pelotense bem merece, por outro lado, os destaques que se lhe façam, porque teve uma estrutura sui generis e, assumiu, desde logo, uma feição dinâmica de “rádio comercial”, disposta a se manter em bases mais sólidas do que líricas, como tantas outras.
         Isto transparece já em sua formação, quando não dotou características associativas e, sim, de primeira “rádio sociedade anônima”. Mas ainda, seu técnico Gastaud contruiu uma série de receptores de sintonia fixa que eram, como já disse, alugados aos radiouvintes pela taxa mensal de 25 mil réis. Fugia, assim, das contribuições espontâneas de associados, sem sempre bons pagadores e, nem se aventurava a possíveis e prováveis rendas publicitárias, dificílimas naquele tempo.
         Quando já firmada, a grande preocupação do seu principal diretor e fundador, Carlos Sica, foi a de estabelecer para a sua emissora uma renda adicional, independente da comercialização radiofônica.
         Primeiramente a Sociedade Rádio Pelotense foi instalada em uma das salas da Escola de Agronomia, cedida pelo então intendente do município, Dr. Augusto Simões Lopes. Posteriormente a sede da emissora transferiu-se para as dependências do Clube Comercial, depois para o “Casarão da Félix da Cunha”. Atualmente a Sociedade Rádio Pelotense possui sede própria no edifício, sito na Rua Andrade Neves, 2316, no Centro de Pelotas, no qual, no andar superior funcionam os estúdios e a administração e, no térreo, funcionava um dos mais luxuosos cinemas da cidade, o Cine-Rádio Pelotense. Seus transmissores e antenas estão localizados na Praia do Laranjal.
         A primeira diretoria da Sociedade Rádio Pelotense foi integrada por Carlos Sica, Baldomero Trápaga y Zorrilla, Bazileu Azevedo, Alexandre Gastaud, Antônio Nogueira Filho e Arthur Assumpção.

Nenhum comentário: