Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015




LAMINADOR PARA CIRCUITO IMPRESSO.


Este é o projeto de um Laminador para confeccionar placas de circuito impresso e foi desenvolvido pelo colega Luciano, PY2BBS, utiliza um fusor de impressora laser ou fotocopiadora, o fusor é tracionado por um motor de passo e é alimentado por um circuito eletrônico que polariza sequencialmente suas bobinas conforme diagrama abaixo.



Na mesma placa tem outro circuito, que faz o controle de temperatura do fusor através de um relé controlado por um comparador de tensão LM339, utilizando o thermistor NTC do próprio fusor, que fica encostado no cilindro para sentir a temperatura. Temos dois ajustes nesta placa, rotação do motor e temperatura do fusor, ajustada em aproximadamente 170°C.



          Para confeccionar a placa de circuito impresso, é feita a impressão do desenho em papel fotográfico, tem que ser com impressora a laser, após isso o desenho é colocado sobre a placa e introduzido no fusor, que através da alta temperatura, transfere o desenho do papel para a placa virgem.
            O fusor opera somente em 110 Volts, pois a lâmpada alógena é de 110 Volts, portanto, devemos ter cuidado para não ligar sem o transformador que danificaria o equipamento. Abaixo temos o desenho da placa impressa de todo o circuito desenvolvido pelo Luciano, que funciona muito bem.




Aqui a placa já montada com todos os componentes.





Para alimentação utilizei uma fonte que já possuía na sucata, que foi ajustada em 8Vcc, suficiente para a perfeita operação do Laminador.
Mais informações podem ser encontradas na página do Luciano PY2BBS.

            
A seguir algumas fotos do meu laminador já pronto para ser utilizado em novas montagens ou remontagens de circuitos em que a placa não tenha saído conforme o padrão desejado.

Aqui todo desmontado.


Placa em alumínio para fixação do motor e circuito impresso.





Painel de chaves e Jack de alimentação 110 Volts. 

                                     



Fusor já completamente pronto para uso.





Outras fotos:








Um abraço a todos e boas montagens.
PY3CSA - Carlos Alberto Salagnac.

Nenhum comentário: