Páginas

quinta-feira, 7 de maio de 2015

DARY DE VASCONCELLOS MEDEIROS

                      
 Dary de Vasconcellos Medeiros ( 90 ),    nascido aos 06 dias do mês de maio de 1925 em Pelotas, foi residir quando jovem com seu padrinho Raul  Vaz da Silva em Monte Bonito,    na época distrito de Pelotas,  lá em um dito  dia apareceu um vendedor oferecendo galenas, seu padrinho    adquiriu  uma e como a curiosidade já fazia parte de sua vida,  Dary não teve dúvida, copiou e montou sua própria galena, como deu     certo começou a montar suas próprias, muitas pessoas gostaram do equipamento que     “ falava sozinho “ e ele iniciou a vendê-las. Mais tarde     ele    e   o  padrinho vieram  para Pelotas morar no Bairro Três Vendas    perto   da  casa de seu pai, quando retornou resolveu para ter mais   conhecimentos  e se aperfeiçoar, estudou a partir de  21 de maio de 1943   um   curso de Ensino Técnico Profissional de Rádio e Televisão da    Electra  Radio Ltd..   Trabalhou como eletricista na empresa Anglo, onde    com   conhecimentos  em eletro-eletrônica começou a consertar alguns equipamentos para os amigos da empresa que trabalhava.





                            Mais   tarde  começou a viajar para São Paulo porque lá começava a ser o grande  centro de compras no ramo da eletrônica e com visão de novas vendas começou a comprar  equipamentos de rádio sob forma de kit    , quando    chegava em   Pelotas montava, testava e embalava.     Foi ai  que   teve a   idéia de  adquirir uma Kombi e saiu a vender   os    equipamentos   que produzia em todo o interior do Estado gaúcho,    desde   Pelotas a    Livramento, Uruguaiana e outras cidades, trabalhava    com   a   SPIKA   e  outras marcas da época.  Começou no radioamadorismo em 1953 embora já fosse sócio da LABRE  desde 1949 sob     a     matricula     6.353/1949, algum tempo depois resolveu fazer promoção    de  classe,    para “ A “   no    ano de 1956. Por muitos anos manteve    um    comércio   de   manutenção de equipamentos de rádio receptores e televisores à rua Tiradentes, t ransferiu-se depois para rua Marechal     Floriano   entre   Mal.   Deodoro e  Br. De Santa Tecla onde começou    a   consertar   equipamentos   de transmissão valvulados,  e representava a   Eletrônica Marini de Ernesto Fuks e algumas marcas de equipamentos como LELIC e ainda dava manutenção em rádios e tvs.



                                  Aposentou-se    em    1978    onde   continuou   a trabalhar    em    sua    casa   à rua  Bento Martins, 447 em conserto de equipamentos, onde teve mais tempo também para desenvolver alguns projetos e  montagens de alguns equipamentos, por curiosidade contou-me que   por volta de  1960 montou o primeiro interfone, onde algumas pessoas que chegavam   em sua casa e apertavam a campainha e eram atendidas pelo TAL  de interfone e se assustavam, achavam que era “ voz de outro mundo “,   e saiam   correndo,  os vizinhos vendo o fato falavam para as pessoas   que ali   morava   um técnico em eletrônica e que aquilo   era um  aparelhinho que falava com o interior da casa, pois na época ninguém  conhecia esse equipamento, também falou que acha que foi um  dos primeiros a ter um rádio portátil comercial graças a um amigo que   viajou   aos Estados Unidos por volta de 1956 e trouxe para ele de presente.      Participou de alguns eventos em colaboração com a Defesa   Civil  onde deu auxilio via rádio nas enchentes de Pedro Osório de 1991 e em nossa cidade, Pelotas na enchente de maio de 2004. 


Participou também de diversos encontros radio amadorísticos da região e de    Ranchos   do   Radioamadorismo.  Não tenho bem a certeza mas acredito   que   o   Sr. Dary Medeiros seja o mais velho radioamador do nosso Estado   em atividade mas se não for é um prazer para todos nós do   Rádio    Clube   de    Pelotas    ter  o  mesmo no nosso meio e ter a satisfação da sua presença e amizade,   que  Deus  sempre  ilumine seu caminho   juntamente  com   sua   amável  esposa Dona Maria. E para comemorar   a   data   festiva  neste último sábado 02 de maio tivemos nosso  almoço   mensal em homenagem a vida e aos aniversariantes do mês e antecipamos  o parabéns e  desejamos  a ele muitas felicidades e muitos e muitos anos de vida,  o evento realizou-se na sede do RCP, na sala 10 do Terminal Rodoviário de Pelotas, forte 73 de TODOS.

TODOS DO RÁDIO CLUBE DE PELOTAS DEDIMOS

ESSA HOMENAGEM AO NOSSO QUERIDO AMIGO

PY3AHB - DARY DE VASCONCELLOS MEDEIROS

Um comentário:

Renato Divisórias disse...

No último sábado ainda tive a honra de participar do almoço oferecido no rádio clube com o "seu Dary" como carinhosamente o chamamos. PY3RLC. Renato, Rio Grande.