Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

MODOS DIGITAIS

PU3PRS - Paulo Rogério Salagnac

Amigos apesar do que está sendo dito não é novidade para muitos, pois a mais de duas décadas essas modalidades já são usadas, estamos tentando inserir no meio de nossas transmissões de voz noções de transmissões digitais como BPSK31, FSK31, AMTOR, PACKET e SSTV ( slow scan tv ), usado pela ISS . Estamos usando programas que a horas estão circulando pela internet como o CHROMA PIX, JVCOMM32 e o mais fácil de usar o MMSSTV. SSTV é uma modalidade de transmissão que se baseia na transformação de uma imagem em uma série de linhas que se transmitem em forma de pulsos similares a todos os métodos de televisão. Empregando uma largura de banda máximo de 3Khz. Como já se mencionou no inicio, esta modalidade de imágens em branco e preto consistiam de 120 pixels em 120 linhas e se requeria de 7 a 8 segundos por frame, ao aumentar o dobro de linhas e de pixels por linha o tempo de transferência aumentou de 16 a 32 segundos. Os arquivos podem ter o formato gráfico JPEG, PCX , BMP, TIFF e etc, e podem ser utilizado um scanner para digitalizar fotografias a fim de serem enviadas via rádio.

Frequências usadas para transmissões de SSTV:
3.845 - 3.857 - 7.140 - 7.171 - 14.230 - 14.233 - 21.340 - 28.680 - 145.50

Modos de transmissão mais usados em SSTV:
AVT, MARTIN, PASOKON TV, PD, ROBOT, SCOTTIE, WRAASE SC-1 e outros...

Interface utilizada para transmissão de SSTV:




Os primeiros circuitos que apareceram pela internet não isolavam o GND do computador do GND do transceptor, verificou-se diversas vezes  que existia uma diferença de potencial entre os GND's, que poderia avariar ou a PORTA SERIAL ou o TRANSCEPTOR, então foi confeccionada a INTERFACE, os dois transformadores isolam o AUDIO OUT do MIC e  o AUDIO IN do ALTO-FALANTE do rádio, o OPTO-ELETRÔNICO quando o circuito está conectado o LED VERDE está ON e o LED VERMELHO OFF, quando você manda o programa transmitir o LED VERDE FICA OFF o LED VERMELHO ON e o opto-eletrônico faz com que os pinos 4 e 5 referente ao emissor/coletor fique com uma resistência em torno de 500 ohms o que irá fechar o TX do transcepotor, isso funciona no PC ou DESKTOP onde entre os pinos 4 e 5 da SERIAL tem 12V, no LAPTOP ou NOTEBOOK a tensão entre os pinos 4 e 5 a tensão é de 5V.
O circuito do opto-eletrônico deverá ser alterado por um circuito com reed-switch.
 Este é o primeiro artigo no blog sobre esta modalidade, nas próximos artigos iremos explanar mais sobre outras modalidades de transmissões digitais, postado por PY3YJU - Julio.



Nenhum comentário: