Envio, com muito prazer, mais esta matéria resgatando a memória da radiodifusão pelotense. Fico por aqui inteiramente à tua disposição.
SOCIEDADE DIFUSORA RÁDIO CULTURA LTDA.
A 7 de setembro de 1933, na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Atahualpa Gonçalves Dias e um grupo de amigos, entre os quais estavam Martial José Dias e Cândido Monte, inauguraram a Sociedade Difusora Rádio Cultura Ltda.
O veterano radialista e escritor pelotense Maurício Antônio Silveira conta que a Sociedade Difusora Rádio Cultura Ltda. funcionou, a princípio, na própria loja comercial de Ataualpa Gonçalves Dias e, mais tarde, foi transferida para o Clube Comercial, assim como oito anos antes acontecera com a Rádio Sociedade Pelotense. A discoteca inicial da rádio foi organizada através de contribuição da população em discos. Foi a primeira emissora do Sul do Estado a fazer radioteatro.
Na Sociedade Difusora Rádio Cultura Ltda., um dos destaques foi Manoel Barcelos, que ali iniciou brilhante carreira. Mas tarde transferiu-se para Porto Alegre, e dai para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, onde se consagrou, tendo inclusive um programa com o seu nome. Quando na presidência da Associação Brasileira de Rádio - ABR, Manoel Barcelos promoveu a construção e depois inaugurou o Hospital dos Radialistas.
Obrigado ao PY3IDR
Nenhum comentário:
Postar um comentário