Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015




LAMINADOR PARA CIRCUITO IMPRESSO.


Este é o projeto de um Laminador para confeccionar placas de circuito impresso e foi desenvolvido pelo colega Luciano, PY2BBS, utiliza um fusor de impressora laser ou fotocopiadora, o fusor é tracionado por um motor de passo e é alimentado por um circuito eletrônico que polariza sequencialmente suas bobinas conforme diagrama abaixo.



Na mesma placa tem outro circuito, que faz o controle de temperatura do fusor através de um relé controlado por um comparador de tensão LM339, utilizando o thermistor NTC do próprio fusor, que fica encostado no cilindro para sentir a temperatura. Temos dois ajustes nesta placa, rotação do motor e temperatura do fusor, ajustada em aproximadamente 170°C.



          Para confeccionar a placa de circuito impresso, é feita a impressão do desenho em papel fotográfico, tem que ser com impressora a laser, após isso o desenho é colocado sobre a placa e introduzido no fusor, que através da alta temperatura, transfere o desenho do papel para a placa virgem.
            O fusor opera somente em 110 Volts, pois a lâmpada alógena é de 110 Volts, portanto, devemos ter cuidado para não ligar sem o transformador que danificaria o equipamento. Abaixo temos o desenho da placa impressa de todo o circuito desenvolvido pelo Luciano, que funciona muito bem.




Aqui a placa já montada com todos os componentes.





Para alimentação utilizei uma fonte que já possuía na sucata, que foi ajustada em 8Vcc, suficiente para a perfeita operação do Laminador.
Mais informações podem ser encontradas na página do Luciano PY2BBS.

            
A seguir algumas fotos do meu laminador já pronto para ser utilizado em novas montagens ou remontagens de circuitos em que a placa não tenha saído conforme o padrão desejado.

Aqui todo desmontado.


Placa em alumínio para fixação do motor e circuito impresso.





Painel de chaves e Jack de alimentação 110 Volts. 

                                     



Fusor já completamente pronto para uso.





Outras fotos:








Um abraço a todos e boas montagens.
PY3CSA - Carlos Alberto Salagnac.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

O FIM DA FM BROADCASTING

Noruega será o primeiro país a desativar por completo a rádio FM
Por Redação em | 20.04.2015 às 12h45

Buscando oferecer melhor qualidade de som aos ouvintes do rádio, a Noruega anunciou que desligará a frequência FM a partir de janeiro de 2017. O processo segue o mandato de digitalização das rádios emitido pelo parlamento norueguês em 2011, e trocará a frequência atual pela tecnologia de transmissão Digital Audio Broadcasting (DAB). O anúncio vem após conclusão do governo norueguês de que o país consegue atender todas as especificações para transição do modelo analógico para o digital.
Com espaço para 22 rádios digitais (contra as cinco frequências atualmente disponíveis para rádio FM), e espaço de crescimento para até mais 20 canais a mais, o novo formato de transmissão chegaria para melhorar a qualidade de som e oferecer mais possibilidades para os ouvintes.
Segundo a Ministra da Cultura da Noruega, Thorhild Widvey, o processo beneficiará ouvintes de todo o país, dando acesso a conteúdo de rádio mais diversificado e pluralista. "A digitalização também vai melhorar muito o sistema de preparação para emergências, facilitar o aumento da concorrência e oferecer novas oportunidades para a inovação e o desenvolvimento", afirma.
Além da maior possibilidade de canais, a rede DAB também conta com um custo oito vezes menor de transmissão que o das rádios FM, sendo que a digitalização dos canais de rádio nacionais da Noruega irá permitir a economia de US$ 25 milhões ao ano, liberando recursos para investimento em conteúdo de rádio.
O sistema também é mais confiável para a transmissão de mensagens em casos de emergência, pois é muito menos vulnerável a falhas de transmissores em condições extremas e permite a transmissão simultânea de mensagens de emergência em todos os canais.
Segundo Thorhild, mais de metade da população norueguesa já têm acesso às rádios digitais locais. Desta forma, com uma adoção mais rápida do formato e apenas 5.1 milhões de habitantes, o processo de digitalização se dará de forma muito mais simples do que em países maiores, como os Estados Unidos.
Alguns países da Europa e do Sudeste Asiático também consideram adotar a mudança no sistema de transmissão, mas sem data confirmada para iniciar o processo. No Brasil já existe o Conselho Consultivo do Rádio Digital que discute a digitalização das rádios no país. Formado em 2007, o Conselho conta com representantes da sociedade civil, do governo federal, do setor de radiodifusão, da indústria, de instituições acadêmicas e dos anunciantes.
O grupo atualmente testa e discute o melhor padrão a ser utilizado no país, buscando um modelo que consiga cobrir a mesma área de atuação que o sistema analógico cobre. O DAB, que será utilizado na Noruega, é uma das possibilidades.



Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/musica/noruega-sera-o-primeiro-pais-a-desativar-por-completo-a-radio-fm-39661/#ixzz3Xw2Tkv4o
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

ENVIADO POR PY3IDR - IVAN DORNELES RODRIGUES

A 1320KHZ - RÁDIO CULTURA

Envio, com muito prazer, mais esta matéria resgatando a memória da radiodifusão pelotense. Fico por aqui inteiramente à tua disposição.
Sucesso.
Forte abraço.
Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR
Site: www.memoriallandelldemoura.com.br

SOCIEDADE DIFUSORA RÁDIO CULTURA LTDA.

         A 7 de setembro de 1933, na cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul, Atahualpa Gonçalves Dias e um grupo de amigos, entre os quais estavam Martial José Dias e Cândido Monte, inauguraram a Sociedade Difusora Rádio Cultura Ltda.
         O veterano radialista e escritor pelotense Maurício Antônio Silveira conta que a Sociedade Difusora Rádio Cultura Ltda. funcionou, a princípio, na própria loja comercial de Ataualpa Gonçalves Dias e, mais tarde, foi transferida para o Clube Comercial, assim como oito anos antes acontecera com a Rádio Sociedade Pelotense. A discoteca inicial da rádio foi organizada através de contribuição da população em discos. Foi a primeira emissora do Sul do Estado a fazer radioteatro.
         Na Sociedade Difusora Rádio Cultura Ltda., um dos destaques foi Manoel Barcelos, que ali iniciou brilhante carreira. Mas tarde transferiu-se para Porto Alegre, e dai para a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, onde se consagrou, tendo inclusive um programa com o seu nome. Quando na presidência da Associação Brasileira de Rádio - ABR, Manoel Barcelos promoveu a construção e depois inaugurou o Hospital dos Radialistas.

Obrigado ao PY3IDR

O RADIOAMADORISMO E A RADIO PELOTENSE


Este artigo foi enviado pelo nosso grande amigo IVAN DORNELES RODRIGUES, PY3IDR para engrandecimento do rádio como instrumento de comunicação com a sociedade a quem agradecemos .


O RÁDIO EM PELOTAS - RS

SOCIEDADE RÁDIO PELOTENSE

620 KHz - A EMISSORA DA METADE SUL!

         Em 1925 foi fundada a Sociedade Rádio Pelotense, montada pelo radioamador Carlos Sica e pelo técnico Alexandre Gastaud, que não quis correr o risco de depender apenas dos associados. Por isso eles resolveram construir rádio-receptores de frequência fixa e que eram alugados aos interessados.
         Foi em uma loja comercial do centro, chamada “Palácio de Cristal”, de propriedade de Carlos Sica, que surgiu a idéia de fundação da Sociedade Rádio Pelotense. Reuniram-se o comerciante e radioamador Carlos Sica, seu tio Tobias Sica e o primo João Abrantes, além dos amigos Baldomero Trápaga y Zorrilla, Alexandre Gastaud, José Luiz Pinto da Silva e Antônio Nogueira Filho.
         A 6 de junho de 1925, data da fundação, o grupo fundador reuniu, em assembleia, quase uma centena de pessoas interessadas e, verificou-se a instituição da Sociedade Rádio Pelotense. E, a 25 de agosto, sob o prefixo POP, o locutor Alberto Gomes colocava no ar o transmissor construído por Alexandre Gastaud, anunciando enfaticamente “... a primeira do Estado...”. Portanto vamos assim considerá-la como a mais antiga emissora gaúcha, já que a sua antecessora, a Rádio Sociedade Rio-Grandense, fundada em Porto Alegre-RS, no dia 7 de setembro de 1924, por Juan Ganzo Fernandez, Décio Martins Coimbra, Edison Ganzo e Augusto de Carvalho, não chegou a se firmar.
         A Sociedade Rádio Pelotense bem merece, por outro lado, os destaques que se lhe façam, porque teve uma estrutura sui generis e, assumiu, desde logo, uma feição dinâmica de “rádio comercial”, disposta a se manter em bases mais sólidas do que líricas, como tantas outras.
         Isto transparece já em sua formação, quando não dotou características associativas e, sim, de primeira “rádio sociedade anônima”. Mas ainda, seu técnico Gastaud contruiu uma série de receptores de sintonia fixa que eram, como já disse, alugados aos radiouvintes pela taxa mensal de 25 mil réis. Fugia, assim, das contribuições espontâneas de associados, sem sempre bons pagadores e, nem se aventurava a possíveis e prováveis rendas publicitárias, dificílimas naquele tempo.
         Quando já firmada, a grande preocupação do seu principal diretor e fundador, Carlos Sica, foi a de estabelecer para a sua emissora uma renda adicional, independente da comercialização radiofônica.
         Primeiramente a Sociedade Rádio Pelotense foi instalada em uma das salas da Escola de Agronomia, cedida pelo então intendente do município, Dr. Augusto Simões Lopes. Posteriormente a sede da emissora transferiu-se para as dependências do Clube Comercial, depois para o “Casarão da Félix da Cunha”. Atualmente a Sociedade Rádio Pelotense possui sede própria no edifício, sito na Rua Andrade Neves, 2316, no Centro de Pelotas, no qual, no andar superior funcionam os estúdios e a administração e, no térreo, funcionava um dos mais luxuosos cinemas da cidade, o Cine-Rádio Pelotense. Seus transmissores e antenas estão localizados na Praia do Laranjal.
         A primeira diretoria da Sociedade Rádio Pelotense foi integrada por Carlos Sica, Baldomero Trápaga y Zorrilla, Bazileu Azevedo, Alexandre Gastaud, Antônio Nogueira Filho e Arthur Assumpção.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

ANATEL TEM NOVO GERENTE REGIONAL

IVAN DORNELES RODRIGUES

Caros amigos e colegas:

O engenheiro eletricista, com especialização em Telecomunicações, Rafael André Baldo de Lima é, desde o dia 09 de março, o novo gerente regional da ANATEL. Ele começou sua carreira na agência em 2002, como coordenador da fiscalização em Santa Catarina. Mais adiante, passou no primeiro concurso público da instituição em 2005.
Na ANATEL, é especialista em regulação na área tecnológica, tendo trabalhado oito anos na gerência de engenharia de espectro até 2012. Com a reestruturação da agência, voltou a atuar na área de outorga, especificamente com os processos de pós-outorga em radiodifusão pelo acordo de cooperação que a 
ANATEL celebrou com o Ministério das Comunicações. Rafael André recebeu o presidente da AGERT, Roberto Cervo Melão, em visita de cortesia. Logo após, concedeu entrevista para o Agert Informa.
Quais os desafios para a gerência no Rio Grande do Sul?
Rafael André - Os desafios são diversos e em várias frentes. Acho que o maior é com a dinâmica do setor de telecomunicações e radiodifusão que estão se desenvolvendo rapidamente. A gente acompanha o desenvolvimento da radiodifusão com a digitalização dos sistemas, a TV Digital, agora a gente está vendo a Rádio Digital que vai entrar e a migração do AM para o FM também. Tem muitas questões que a gente está acompanhando, é um setor que está em evolução. A gente sabe da importância da radiodifusão no Brasil, ainda mais com o tamanho que o país tem. Em muitos casos, a radiodifusão é a única forma de receber informações para muitos cidadãos. O desafio é acompanhar essas mudanças tecnológicas, esse crescimento. Ao mesmo tempo, o crescimento deve respeitar a qualidade e o arcabouço regulatório definido para a radiodifusão e telecomunicações. Temos que fazer esse papel com escassos recursos, contingenciamentos orçamentários, falta de pessoal. É realmente desafiador o trabalho.
Novidades da migração do AM para o FM?
Rafael André - Até agora não chegou nenhuma informação nova  sobre a questão. O Ministério está coordenando esses prazos e vai decidir quais entidades têm direito a essa migração. O que a ANATEL está fazendo em Brasília - na Gerência de Espectro, Órbita e Radiodifusão - é o planejamento dos canais que podem ser disponibilizados para garantir essa migração com o sucesso esperado.
Alguma informação relevante que o Sr. possa transmitir aos radiodifusores gaúchos?
Rafael André - Reiteramos nossa visão da importância da radiodifusão, que é um setor dinâmico e pujante. Posso dizer que a ANATEL está sensível às questões da radiodifusão no que tange à questão de tentar regularizar os pedidos e as solicitações dos radiodifusores, especialmente, na questão da pós-outorga, pois a gente sabe que tem muitos processos que estão tramitando em Brasília. Estamos tentando achar uma solução para dinamizar a análise desses processos. Estamos de portas-abertas aqui. A nossa gerência prima pela democracia de ouvir todas as frentes antes de tomar as decisões. Estamos à disposição para ajudar a desenvolver a radiodifusão no Rio Grande do Sul. 

Por hoje ficamos por aqui.

Sucesso ao novo Gerente Regional da ANATEL-RS.

Forte abraço.

Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR

CONTATOS DE PY3TO

Amigos como é de costume o Rádio Clube de Pelotas através do grupo de transmissões digitais vem sempre incentivando a todos os colaboradores e amigos a prática de transmissões digitais, sabemos que tem outros amigos que fazem transmissões digitais mas nenhum envia artigos para colocarmos em nossa página, mas o nosso amigo e colaborador PY3TO o Rudinei P. Krolow, vem a muito tempo se dedicando a esta modalidade o JT65, encontrei diversas vezes ele e conversamos sobre o programa e ele demonstrava que contatos melhores estariam para vir. Bem, neste final de semana ele manteve um contato em com o PU3WSF o Sérgio N. da Silva de Canoas RS, afinal são 280Km em 10m. Rudi parabéns pelos contatos pois sei que esse é UM de INÚMEROS que você já fez, o RCP está sempre divulgando o que é feito pois temos que incentivar todos os amigos a novos contatos digitais, de PY3YJU - Julio.



domingo, 19 de abril de 2015

PASSAGEM DA ISS EM SSTV

Como já estávamos esperando a Estação Espacial Internacional mais conhecida com a sigla ISS  ( International Space Station ) passou no sábado dia 11 de abril ás 10:00H UTC até domingo dia 12 ás 18:30H UTC transmitindo SSTV na modalidade PD-180 em alguns programas ou no MMSSTV SC2-180. O Carlos o PY3CSA capturou essas duas fotos e enviou para que fosse colocado aqui no nosso BLOG, para que não passasse em vão esse evento, lógico mais um EVENTO ABERTO, e ai abaixo estão elas, um forte 73 a todos.



sábado, 18 de abril de 2015

UMA LIÇÃO DE VIDA

Boa tarde amigos...

Este artigo é em homenagem a todos aqueles que fazem da eletrônica seu hobby, sua paixão e seu trabalho, a uma imensidão de abnegados, desconhecidos, que dedicam parte de sua vida aos projetos, as montagens, aos consertos, desde os mais antigos até os mais sofisticados equipamentos do nosso mercado atual. Este artigo é em homenagem somente aqueles que as vezes queimam seus de dedos com o ferro de solda, sujam suas mãos com pasta térmica, passam algumas horas queimando fósforo tentando solucionar um problema de defeito ou que não tem mais a peça original no mercado e tem que adaptar ou não encontra diagrama esquemático ou manual de serviço, BAH !!! QUANTO " OU ", ainda aquele que se dedica ao acabamento perfeito das montagens, aquele relógio de bolinhas de gude não é Carlos PY3CSA ou daquele radio capelinha,  ou do rádio AM rabo-quente, se lembram dele ou não !!!!! AH !!! bons tempos !!! ou o equipamento SMD sofisticado, última geração, que a fonte chaveada está lhe dando " ummmmm " trabalho no conserto. Tenho certeza de uma coisa quem trabalha com montagens e consertos são abnegados e gostam do que fazem, não adianta fazer as coisas somente por dinheiro tem de se ter amor e habilidade por aquilo que fazemos.

Apesar do texto abaixo falar no Sr. Décio Lau - PY3CQZ, este texto também presta homenagem a todos aqueles colegas aqui de Pelotas, que projetam, que montam e aos que consertam, não importando se são radioamadores ou não, que daqui para frente estaremos falando todas as semanas neles e contando parte de seu trabalho.
Vida longa a todos nós que dedicamos parte de nossa vida a esse hobby e trabalho maravilhoso chamado ELETRÔNICA.

de PY3YJU - Julio. 

_________________________________________________

Suilan Conradosuilan@riovalejornal.com.br

Texto copiado e colado na íntegra do RIOVALE JORNAL

Verão de 1931. Nasce pelas mãos de uma parteira, em Santa Cruz do Sul, Decio Lau. De origem alemã, dinamarquesa e portuguesa, o menino se interessa cedo pela eletrônica.
Aos 18 anos, já tem seu primeiro emprego. Na oficina de rádios onde trabalhava Heinz Gressler, que se torna um grande amigo, Lau se apaixona de vez pela arte da eletrônica.
Em janeiro de 1952, ele ruma para a capital gaúcha. Após adquirir experiência nas empresas Arno Decker e General Eletric, e principalmente, depois de casar com a mãe de seus filhos em Porto Alegre, Lau decide que é hora de abrir sua própria eletrônica, e no fim do ano de 1955, retorna de mala, cuia e mulher, para sua cidade natal.
Em terras santa-cruzenses, seu primeiro endereço foi na Rua Tenente Coronel Brito, onde permaneceu por 8 anos. Depois foi a vez da Rua 28 de Setembro abrigar sua eletrônica, que ficou ali por mais de 25 anos.
Atualmente a Eletrônica Lau esta há 23 anos na Rua Venâncio Aires, sendo uma das mais antigas e tradicionais do interior do Estado.
Especialista em antiguidade
A entrada é discreta. Não há grandes letreiros indicando o estabelecimento ou publicidades pomposas. A Eletrônica Lau é um cantinho localizado em uma área nobre, central e ao mesmo tempo tranquila da cidade. Um pequeno museu que abriga televisões e acima de tudo, rádios antigos.
Seu proprietário, de cabelos cor de açúcar, não esconde a idade nem a doçura no sorriso: 82 anos de vida dos quais, quase 60 deles, dedicados ao conserto de aparelhos eletrônicos.
Na ativa todo este tempo, Lau revela que o segredo para conservar a boa saúde é não se estressar e manter o bom humor. Pai de três filhos e avô de seis netos, ele afirma que não faz uso de nenhum medicamento e que todas as manhãs, realiza uma caminhada.
Mais do que cuidar da saúde do corpo, Lau preocupa-se com a saúde da alma. Guardado junto aos rádios e outras parafernálias, ele mantém uma estante repleta de livros, que contam histórias em várias línguas, todas dominadas pelo “velho” Lau. Ele reitera que aprendeu o alemão em casa, mas que o inglês, o espanhol e o francês, ele assimilou de ouvir no rádio e estudar nos livros.
Sobre a fiel freguesia, Lau conta que recebe visitas das mais variadas cidades gaúchas e também de Santa Catarina. Todos buscam o que só a Eletrônica Lau ainda pode oferecer.
Além do conserto, os amantes do som encontram verdadeiras preciosidades à venda. São rádios vindos de diversos países, das mais variadas épocas, e que custam de R$ 200 a R$ 2 mil.
O que só não tem preço são o talento e devoção do dono, que ainda segue trabalhando, para a alegria da exigente freguesia, que se preocupa em manter viva uma época longínqua, de  quando o rádio era um dos únicos meios eletrônicos disponíveis.

Fotos: Rolf Steinhaus
Decio Lau: o segredo da boa saúde é manter o bom humor
Fregueses de todo o Estado vêm à Eletrônica Lau para consertar ou adquirir rádios antigos
https://youtu.be/haNBqPTvzHc

quarta-feira, 15 de abril de 2015

O ALMOÇO COM VISITAS NOVAS

Sábado passado dia 11 de abril teve outro almoço lá no Rádio Clube de Pelotas, mas antes do almoço o Presidente deu algumas tarefas para a turma fazer uma ginástica e também deixar a turma com uma fome a mais, fizemos aquela faxina em nossa Sede, e graças a participação dos voluntários deixamos tudo na mais perfeita ordem e aquele capricho. Bem, mais tarde começamos a receber a turma que sempre participa dos nossos almoços, um novato o PU3WAA o Alexandre, outro que prometeu e custou aparecer, apesar de já ser radioamador a algum tempo, estou falando do PY3VSM o Alencar e junto com ele trouxe outro futuro radioamador, fará concurso em seguida, estou falando do Fabio Pinheiro.
O almoço para variar pontualmente saiu as 12:00h, e o cheirinho da comida já se espalhava pela Sede, e a turma sentou em volta da mesa e partimos para o ataque, fomos agraciados para variar com aquelas rapadurinhas de doce-de-leite e côco do nosso vice-presidente o PY3HZ, o Cledes, a quem agradecemos e também o nosso amigo PU3WAA o Alexandre que trouxe uma torta daquelas de se lamber os bigodes, a quem agradecemos também. O nosso presidente o Paulinho PU3PRS e o resto da turma técnica esteve falando com o Jorge e o Fabio sobre futuros projetos do Rádio Clube e torcemos para que tudo saia aos contentos e logo, logo vamos ter excelentes novidades. Agradecemos a todos que estavam presentes, que essa seja a primeira de muitas outras visitas e nos encontramos pela frequência ( 145.480Khz   -600Khz ) todas as noites estamos por lá ou na nossa sede no Terminal Rodoviário de Pelotas, sala 10, Pelotas - RS.
OBS - Agradecemos as fotos enviadas pelo PY3VSM o Alencar e o Fábio Pinheiro.









sexta-feira, 10 de abril de 2015

ALMOÇO DO RADIO CLUBE

PESSOAL NÃO ESQUEÇAM DE, AMANHÃ DIA 11 DE ABRIL TEM ALMOÇO NO RADIO CLUBE DE PELOTAS AO MEIO-DIA, SITUADO A SALA 10 NO TERMINAL RODOVIÁRIO DE PELOTAS, ESPERAMOS TODOS POR LÁ.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

PARA AQUELES QUE ACHAM QUE O VHF NÃO VAI LONGE

O meu amigo Ivan, PY3IDR, envio-me este email e achei interessante e resolvi compartilhar com todos vocês que muitas vezes operando em frequências impróprias para TRANSMISSÕES DIRETAS acham que podem não estar indo longe, olhem este email e tirem vocês mesmo suas próprias conclusões...



LAURO MARTIM MÜLLER - PY3BZM

RADIOAMADOR GAÚCHO CITADO NO EXTERIOR

         A revista “CQ RADIO AMATEUR”, edição espanhola de Boixareu Editores, correspondente ao mês de julho de 1985, na seção VHF-UHF-SHF, cita o grande feito do radioamador gaúcho, residente em São Sebastião do Caí-RS, LAURO MARTIM MÜLLER - PY3BZM, do seu contato com a estação francesa FM7CS, de Fort de France, Antilhas, na faixa de 2 metros, atingindo a marca de 5.015 Km.
         Este contato se inscreveu entre os grandes recordes de DX em VHF, abrindo também as perspectivas para que mais radioamadores gaúchos experimentassem e conhecessem melhor os fenômenos de propagação transequatorial - TE, de enormes potencialidades para contatos a longa distância.
         A marca estabelecida pelo radioamador gaúcho LAURO MARTIM MÜLLER - PY3BZM, ocorreu em fins de 1982, sendo noticiada, além da imprensa radioamadorística européia, em primazia, na edição nº.13, de janeiro de 1983, do Boletim Informativo QTC MINUANO, da Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão - LABRE/RS.


Colaboração de Ivan Dorneles Rodrigues - PY3IDR
                       e-mail: ivanr@cpovo.net
                       Site: www.memoriallandelldemoura.com.br

Bem, depois de ter lido este email acho que muitos de nós não temos a paciência para preparar sistemas irradiantes bons e ficar de ouvidos grudados nos equipamentos de rádio quando a propagação nos convida para o mesmo, sabemos que esses contatos as vezes são rápidos mas a propagação também ajuda a quem gosta de corujar e muitas vezes esses contatos não são somente feitos na modalidade FM e sim SSB, não devemos esquecer que a frequência usada para esses contatos são no inicio da faixa de VHF:

144,200 à 144,275 Mhz  -
APLICAÇÕES   - FONIA SSB E CW
OBSERVAÇÃO - 144,200 FREQUÊNCIA DE CHAMADA EM FONIA SSB

144,300 À 144,500 mHZ - 
APLICAÇÕES   - SATÉLITE PRIORITÁRIO, SSB E CW
OBSERVAÇÃO - CONTATOS VIA SATÉLITE PRIORITÁRIO 
                            E TAMBÉM CONTATOS VIA SSB E CW.

De qualquer maneira o Lauro o PY3BZM, não tinha encontro marcado com o contato ele também ficou namorando a frequência tenho certeza por muitos e muitos minutos ou horas até manter o contato e ser reconhecido pela comunidade radioamadorística como um grande " feito ", a quem nós devemos parabenizar. O Rádio Clube tem incentivado a bastante tempo a exploração de todas as nossas faixas assim como a exploração de novas modalidades de transmissão que poucos se arriscam ou por falta de conhecimento ou por desinteresse mesmo, mas tem operadores com o PY3CSA o Carlos e eu PY3YJU, Julio que além de pesquisarmos muito sobre o assunto também fabricamos nossas interfaces, receptores de satélite meteorológico, pré-amplificadores de antena, antenas, fontes e muitos outros projetos, vamos nos dedicar mais a pesquisa, as montagens, as experiências, você tem dúvida, não tem muita experiência, mas está louco para montar e não tem iniciativa, então vá ao Rádio Clube, procure o Jocarli, o Paulo, o Julio, o Carlos,  ou outro radioamador do RCP, estamos a disposição para poder ajudá-lo naquilo que estiver ao nosso alcance e tenha sempre em mente que, o principal de tudo é " COMEÇAR ", é ter iniciativa de construir e ter a curiosidade de montar e ver funcionando os projetos que a muito tempo você queria montar, então, peças, solda e ferro de solda e " MÃOS A OBRA ", estamos todos os sábados a tarde lá no Terminal Rodoviário de Pelotas na sala 10, a partir das 14:00h, forte 73 a todos.