Páginas

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Caros colaboradores, amigos e simpatizantes do Rádio Clube de Pelotas, hoje dia 05 de dezembro é o DIA DO RADIOAMADORISMO, este que é um hobby científico e técnico  e também um hobby destinado ao serviço de telecomunicações para nossa comunidade. Quando o radioamadorismo começou podemos dizer no final do século XIX, embora não existindo equipamentos comerciais a curiosidade de se comunicar a distância era crescente, inúmeros experimentadores começaram a montar seus projetos e tornou-se  o hobby mais conhecido no mundo inteiro.
Segundo a Wikipédia em 2 de janeiro de 1909 era criado o primeiro radio clube o JUNIOR WIRELESS CLUB mais tarde passou a chamar-se RADIO CLUB  OF AMÉRICA.  No Brasil nesta mesma época o radioamadorismo nascia e Lívio Moreira SB-3IG depois BZ-1m foi o primeiro radioamador brasileiro, depois o radioamadorismo se alastrou pelos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais , Pernambuco e Pará.
Em 1924 no Diário Oficial da União publicava o decreto 16.657 que aprovou o regulamento dos serviços de radiotelegraphia e radio telephonia e em gratidão ao decreto foi aprovado o dia 05 de novembro o DIA DO RADIOAMADOR.
Não podemos esquecer do nosso patrono Pe. Roberto Landell de Moura que nasceu em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1861, formou-se em sacerdote em Roma, era um padre católico,  cientista e um grande inventor, em 1876 como o fechamento do Colégio Gomes foi para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Politécnica, era conhecido pelo seu pioneirismo na ciência de telecomunicações, desenvolveu pesquisas em som e sinais telegráficos sem fio por meio de ondas eletromagnéticas o que deu origem ao telefone e ao radio.
Em 1892 o pioneiro Landell de Moura construiu seu primeiro transmissor sem fio de mensagens e Guglielmo Marconi  fez seus primeiros testes entre 1893 e 1894, as primeiras transmissões públicas de som por meio de ONDAS HERTZIANAS ocorreu entre os altos da Avenida Paulista e o Alto de Santana cobrindo a distância de 8 Km.
Relatos como este fazem com que nós radioamadores nos dediquemos a cada dia com novidades em nossas transmissões via éter, Landell deu a partida e nós temos que preservar a história e transcrevê-la para as futuras gerações. Parabéns a todos nos radioamadores que quando faltam todas as comunicações comerciais e energia elétrica por algum desastre natural  nós, radioamadores com os nossos equipamentos conseguimos nos comunicar com o mundo, auxiliando nas horas mais difíceis.



 -   FELIZ DIA DO RADIOAMADOR – 05 DE NOVEMBRO DE 2019.

Nenhum comentário: