Páginas

quarta-feira, 5 de agosto de 2015


LA GALENA DEL SUR - Apuntes sobre la Radio, desde Uruguay, 
por Horacio A. Nigro Geolkiewsky, CX3BZ.

Texto traduzido do espanhol por PY3YJU - Julio

1923. 90 anos da primeira recepção de uma broadcasting dos EUA na América do Sul.

Publicado em 29 de outubro de 2013 por lagalenadelsur

Na noite de 30 de Outubro à 31, há 90 anos, o engenheiro Roland Raven-Hart, major do exército britânico, radicado na Cordilheira dos Andes, sintonizou pela primeira vez uma emissora americana na América do Sul, um recorde que foi noticia na imprensa da época.

Se tratou de captar pela primeira vez em nosso continente a famosa KDKA de Pittsburgh, EUA



Engº Roland Raven-Hart. (1889-1971). Major do Exército britânico. Foi membro do Instituto de Engenheiros de Rádio e do Instituto Americano de Engenheiros Elétricos.
Major Roland Raven-Hart, nascido em Glenalla, Irlanda. Muito jovem ainda se tornou um engenheiro e da eclosão da Grande Guerra Europeu, alistou-se nas fileiras do exército britânico. Ele foi designado para o Estado-Maior e desempenhou missões delicadas na França, Bélgica, Rússia, Itália, Palestina, Sudão, Síria, Egito, etc. Ele veio para instalar uma antena em uma das pirâmides do Egito que lhe permitiu comunicar-se rapidamente com o Estado-Maior.
Vários governos aliados recompensou seu excelente desempenho com prémios de mérito, tais como Oficial da Ordem do Império Britânico; Croix de Guerre da França; Ordem de St. Stanislaus da Rússia, etc.
Assinada a paz, e com a patente de major, pediu para ser colocado em disponibilidade e começou  viagem de descanso e estudos  para Buenos Aires, onde a Administração da Pacific Railroad confiou a ele estudos de rádiocomunicação, que continuou depois  na  estrada de ferro Trans-Andina, fixando-se em Los Andes, nas montanhas, onde ele instalou a sua famosa estação 9TC. (¹)

Com ela realizou importante DX, foi a primeira recepção entre América do Norte e a do Sul, quando se trata de radiodifusão.
Na  Revista  Telegráfica, publicada na Argentina,  especializada publicada em Buenos Aires, se encontra em sua edição de outubro 1923 o seguinte:
"Notável recorde
Em momentos de fechar a presente edição , nos chega este artigo que a continuação publicamo. A notícia não poderia ser mais sensacional: foi perfeitamente caracterizado uma emissora Norte-Americana foi possível receber um programa radiotelefônico completo a uma distância aproximada de 8.300 quilômetros!.
É um acontecimento que marca uma nova épocaa na nossa história moderna de rádiocomunicações. Sob o pseudônimo de John English se oculta um distinto engenheiro  que merece a nossa fé absoluta.
Na verdade, John English, pseudônimo Roland Raven-Hart, relatou:
"Radiotelefonia a 8300 km. - Provas de recepção em Los Andes (Chile) e Puente del  Inca (Mendoza).  - interessantes observações.
Los Andes (Chile) na noite outubro 30-31 recebeu o programa completo de uma estação que se anunciou como "KDKA - Pittsburg": música clássica, jazz e comédia após declamações, tudo em Inglês. Creio que isso deve ser um recorde, a distância de 8300 km ou menos.
O aparelho utilizado é "Western Electric", com uma alta amplificação, detectora  e uma de baixa, com telefone da mesma marca.
A antena foi de 20 metros de comprimento por 5 de altura de um telhado de zinco ". (²)

Não foi mencionada a frequência ou comprimento de onda. A emissora da Westinghouse transmitia nesse ano na frequência de 920 kHz (5), mas também é provável que tenha sido em ondas curtas através da estação 8XS, que começou suas transmissões em simulcast em ondas médias da KDKA em julho 1923, na banda de 60 metros.



FOTO DOS TRANSMISSORES DA KDKA
Raven-Hart já estava realizando recepção nesta época, mas as estações regionais.
"Durante o mês de outubro, ele escutou as seguintes estaçõe, e teve muito prazer em dar notícias sobre a qualidade de recepção, etc:. Cartas ao superintendente da F. C. T. de Los Andes (Chile).
Buenos Aires ...... .Radio Cultura, Rádio Sudamerica
Montevidéo......... Paradizábal,  R. Sud America
Tucumán...............Radio Clube, San Pablo, "R. P. F. "
Rosario ............... .Radio Club.
San Juan .............. "340" Pekam.
Villa Maria ......... ...Radio Coen.
Bahia Blanca .........Dr. Cattaneo (em onda contínua. Telegrafia).
De acordo com minha promessa,  lhe detalho os resultados obtidos em minhas provas de recepção efetuadas durante os dias 17 a 21 de Outubro desde a  Puente del  Inca (Mendoza),  com aparelho da a"Western Electric", uma alta amplificação, detector, e um a de baixa.
O clima foi variável, nublado e nevando no dia 21. Descargas nos dias 17 a 19 e muito poucas em 20 e 21.
Rádio Cultura e Rádio Sud America se recebeu também durante o dia, a primeira com os telefones sobre a mesa.
Sociedade Radio Argentina, distancia de  1100km, se recebeu bem durante a noite.
De Montevideo, 1.300 km, recebi Paradizábal e Rádio Sud America, e as demais seguintes:
Rádio Club de Villa Maria (Córdoba),  650 quilómetros;
Rádio Clube de Tucuman, 850 km;
Estácion 340, de San Juan,  200 quilômetros, de dia e Radio Pekam;
Estácion 394, de Rio Cuarto (Córdoba), (número inicial um tanto duvidoso), 550 km;
Rádio Club de Rosário de Santa Fé, 900 quilómetros;
Rádio Chilena, de Santiago do Chile, com os telefones em cima da mesa e a 120 metros de distância;
A. B. C. de Vinã del Mar (Chile).
Minha antena demasiadamente grande, só me permitiu escutar a uns poucos aficionados, vou tentar novamente.
Como sempre, eu anotei a conversação com vários aficionados mas  não deram seus nomes.
Creio que é interessante apontar três observações:
 1) Que há estações nas ondas de rádio em Sud América, Rádio Cultura e Paradizábal, causando efeito heteródino, resultando que não é possível receber nenhuma outra estação;
 2) que várias estações mais pequenas tem ruído do gerador, o da AC retificada, mais forte do que a música que transmitem com resultados horríveis, e
3) de varias estações que se ouve na onda contínua (carrier wave)  igual ou mais forte do que a da Rádio Cultura, mas a modulação é tão pouco eficiente que apenas se ouve a voz.
Ao meu critério, há muitas estações que aumentariam  a sua distância de transmissão ao dobro, se prestassem mais atenção à modulação, em vez de fixar-se tanto na corrente de antena.
Não cito as estações, mas tenho gosto em contestar diretamente as estações de radio aficionados citados, como se recebia.: cartas a “  Superintendente  de Telégrafos F. C. Transandino. Mendoza “.       
                                                                    
                                                                                                              JOHN ENGLISH

 HA9, estação de radiodifusão em Villa Maria, Córdoba, Argentina. " Uma das melhores do interior em 1925 ".


Raven-Hart, de fato, era um correspondente ativo para a atividade de rádio que tinha sido desenvolvido na época pioneira pelo Cone Sul da América.
Até o final de maio de 1926, ele retornou para a Europa, passando temporadas em Espanha e Itália. Ele foi para os EUA onde foi recebido pela comunicade de rádio amadores no país como um representante dos aficionados da América do Sul em reconhecimento do sucesso do 9TC e como tal foi amplamente festejado, voltando a Buenos Aires em 1927.
Vale a pena resgatar suas impressões, e nessas então, sobre as rádios na Europa, que resumiu em uma frase: "Poucos desenvolvimentos". Ele elogiou, no entanto, os "novos" válvulas de Loewe, que havia tido a oportunidade de testar ", ambas “ como detecção e dupla amplificação de áudio freqüência  “, com resultados que classificou como maravilhosos. Ele também encontrou muito bons programas nas emissoras. No que diz respeito aos aparelhos  receptores em uso, considero   "inferiores aos utilizados em EE.UU. e na Argentina émuito mais complicado. " (¹)
Em 1932 ele se aposentou de sua profissão de engenharia e viajou para o Ceilão (hoje Sri Lanka) realizando travesias de canoa. Na verdade, ele navegou mais de 15.000 milhas sobre os rios do mundo, usando uma canoa dobrável.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Roland James Raven-Hart foi um dos 766 voluntários argentinos que serviram à causa dos Aliados.
A vida de Roland – John English - Raven-Hart foi, foi sem dúvida, uma grande aventura mundial. A história conta que ele foi amigo do Coronel T.E. Lawrence (da Arábia), do Departamento de Inteligência; e parece ter sido, pelo menos parcialmente,  responsável por convencer o famoso Arthur C. Clarke (autor de " 2001 uma Odisseia no Espaço "), também companheiro como ele, um engenheiro de comunicações, vivendo no Ceilão:
Ele estava a caminho da Austrália, quando o navio atracou no Sri Lanka (Ceilão em seguida), onde o major R. Raven-Hart, OBE, o conhecia. " Um notável  lingüista e amante de lugares exóticos, culturas e costumes ", Clarke disse a ele. "Foi meu primeiro contato com o fabuloso Oriente. Eu estive aqui, mais ou menos, desde então. " (4)
Foi o autor de vários livros sobre suas atividades especialmente canoagem, e escreveu um artigo em colaboração com o compositor Lennox Berkeley intitulado " Wireless music ".
Em dezembro de 1923, KDKA seria retransmitida na Grã-Bretanha, já haviam sido recebida inclusive no Havaí e mais tarde, em 25 de Março de 1924, KDKA foi ao ar pela primeira vez inteiramente em castelhano para as nações sul-americanas.
No início de 1924, seria escutada pela primeira vez no Uruguai.
Fontes:
(¹) Entrevista com o Major Engenheiro Roland Raven-Hart em " Revista Telegráfica ", ob. cit., janeiro 1927.
(²) “ Revista Telegráfica  ", Buenos Aires, Argentina, outubro 1923.
(3) " Major Rowland Raven-Hart e sua " Canoagem na Irlanda "," em " Irish waterways history  “
(4) "Arthur Clarke rodadas de histórias do espaço exterior, mas ele está em casa no Sri Lanka Sarong", de Márcia Gauger,  no People.com. (Visto 28 de outubro de 2013).

Nenhum comentário: