Páginas

segunda-feira, 31 de julho de 2017

ANTENA DE HF NO AR

No último sábado dia 29 de julho,  a turma da técnica do Rádio Clube de Pelotas esteve mais uma vez em ação, a nossa antena de HF de nossa sede localizada no Terminal Rodoviário de Pelotas, sala 10, precisava de uma manutenção a algum tempo, mas devido a uma série de problemas o conserto foi se adiando, adiando mas chegou a hora. Foi feita uma inspeção geral na antena transceptora que depois de uma série de alterações ficou muito boa, estiveram presentes o presidente o PU3PRS - Paulo Salagnac, PY3CSA - Carlos Salagnac, PU3ABA - Fabricio, PU3AOJ - Álvaro e o PY3OD - Márcio. Após o encerramento das atividades e já na estação da PY3RCP foram feitos alguns comunicados para certificar-se que as mudanças que foram feitas deram certo e que produziram excelentes resultados.

Abaixo algumas fotos do pessoal, forte 73 a todos.












quinta-feira, 13 de julho de 2017

VIGÉSIMO ANIVERSÁRIO DA ARISS

ARISS comemora o 20º Aniversário através de um evento em SSTV.
de  M5AKA
traduzido por PY3YJU






A imagem é da ISS em SSTV recebido por Mike Rupprecht DK3WN 12 de abril de 2016 em 15:56 UT
Em comemoração ao 20º aniversário da ARISS, um evento em Slow Scan Television  (SSTV) está previsto  para quinta-feira, 20 de julho começando por volta de 21:25 UT. O evento pretende apresentar imagens de atividades na ARISS do passado e do presente. Esta oportunidade deve cobrir a maior parte do mundo durante o período de operação.
O evento pretende usar um computador no segmento russo da ISS, que armazena imagens e que serão então transmitidas a Terra usando um transceptor a bordo especificamente um  Kenwood TM-D710. Aqueles que recebem as imagens podem publicá-las em https://ariss-sstv.blogspot.com/ para visualização pelo público.
Os 20 anos da história da ARISS será apresentado através de uma coleção de 12 imagens únicas que partilham as realizações surpreendentes da ARISS ao longo das últimas duas décadas. Sinais de SSTV serão enviados para a terra em 145,800 MHz em FM. O modo de transmissão em SSTV deverá ser PD 120 ( PD 180 pode ser uma segunda opção ). O evento deverá continuar ao longo de um período de dois dias.
Desde a sua criação, ARISS ( International Space Station Ham Amateur Radio ) tem proporcionado aos alunos a oportunidade, através de rádio amadores, para se envolver em conversa com astronautas em órbita e inspirou muitas pessoas a buscar carreiras em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Pense em como você pode inspirar os alunos em sua área através desta oportunidade de capturar imagens diretamente do espaço para seus computadores.
Por favor, note que o evento, e qualquer evento na ARISS, é dependente de outras atividades, horários e responsabilidades da tripulação da ISS e estão sujeitos a alterações a qualquer momento.
Enquanto os preparativos estão sendo finalizados por favor verificar se há novas informações e mais atualizadas nos sites da AMSAT.org e ARISS.org, o AMSAT-BB@amsat.org , o facebook ARISS no Radio Amadorismo da Estação Espacial Internacional (ARISS) e ARISS o twitter @ARISS_status para as últimas informações sobre este evento.

Sobre ARISS
ARISS  é um empreendimento cooperativo de sociedades de rádio amadores internacionais e as agências espaciais que apoiam a Estação Espacial Internacional (ISS). Nos Estados Unidos, os patrocinadores são a (AMSAT) Radio Amateur Satellite Corporation, a ARRL ( Amateur Radio Relay League ), o Centro para o Avanço da Ciência no Espaço (CASIS) e o Aeronautics and Space Administration (NASA). O principal objetivo da ARISS é promover a exploração da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) tópicos, organizando contatos agendados via rádio amadorismo entre os membros da tripulação a bordo da ISS e alunos em salas de aula ou espaços de educação informal. Com a ajuda de experientes voluntários no rádio amadorismo, a tripulação da ISS podem falar diretamente em grandes audiências em uma variedade de fóruns públicos. Antes e durante estes contatos via rádio, alunos, professores, pais e comunidades podem aprender sobre o espaço, tecnologias espaciais e rádio amadorismo. Para mais informações, veja
Qualquer dúvida a cerca sobre transmissões digitais entre em contato com o Rádio Clube de Pelotas através de PY3CSA, Carlos Salagnac ou PY3YJU, Julio César ou através do whatapp do RCP, bons contatos.
m5aka | 09 de julho de 2017 em 07:24 | Tags: rádio amador , radioamador , ISS , SSTV | Categorias:Atualizações diárias | URL: http://wp.me/p2Mn4x-8dl


Qualquer dúvida a cerca sobre transmissões digitais entre em contato com o Rádio Clube de Pelotas através de PY3CSA, Carlos Salagnac ou PY3YJU, Julio César ou através do whatapp do RCP, bons contatos.

ALMOÇO DE 01 DE JULHO DE 2017

Amigos realizou-se no último sábado dia 01 de julho de 2017 mais um almoço festivo do Rádio Clube de Pelotas, compareceram colaboradores do RCP assim como amigos e simpatizantes que são sempre convidados a comparecer em nossa sede. Informamos a todos que voltou ao ar a nossa repetidora 145.480 ( -600 ) com seu equipamento oficial a Kenwood  TKR-720, que agora tem um filtro na entrada de recepção para atenuar espúrias geradas na volta de nossa torre " SEM "  TONE SQUELCH " 100hz ", que pode ser programado a distância quando se fizer necessário. Fizemos algumas alterações no interior de nosso Clube principalmente na parte superior onde se localiza agora os equipamentos de rádio, a biblioteca, foi criado um lugar mais aprazível, aconchegante e mais bem elaborado, com uma bancada, alguns instrumentos e com tomadas para ligar outros equipamentos, ficou muito legal, qualquer dúvida sobre o funcionamento ou manuseio do seu equipamento  ou alguma montagem ou projeto que queira alguma dica compareça aos sábados a partir das 14:00h na sala 1 do Terminal Rodoviário de Pelotas. No próximo almoço fotos do piso superior serão registradas e mostradas por esse blog. 
O presidente do RCP PU3PRS, Paulo Salagnac como sempre recepcionando os convidados que chegavam até a nossa sede e agradecendo o comparecimento de todos. Foram discutidos diversos assuntos sobre rádio, diversas montagens da turma e debatemos sobre a propagação que não anda nos ajudando muito em nossos contatos. Continuamos a incentivar modalidades digitais para os principiantes e também para os " cascas grossas ", para incentivá-los a entrar para essa modalidade tão legal embora já à muitos anos praticada. O PY3CSA, Carlos Salagnac e o PY3YJU, Julio Souza estão a disposição no RCP para incentivar, ajudar a montar sua interface para isolar o computador do transceptor e dar dicas de funcionamento das modalidades digitais como: BPSK31, RTTY, PACKET, AMTOR, SSTV, JT65 e outros.
Você que gosta um pouco de radioamadorismo e tem curiosidade como se tornar um de nós, não deixe de comparecer nos nossos almoços, você sempre será bem vindo a nossa casa, nossos almoços são sempre no primeiro sábado de cada mês, venha que irá fazer novos amigos, conhecer muitas coisas sobre esse mundo fantástico mundo das telecomunicações, montagens eletrônicas e sua participação será muito importante para nós, seja muito bem vindo, queremos sempre somar para crescer.
Abaixo algumas fotos do nosso último almoço gentilmente enviadas por PY3CSA, Carlos Salagnac a quem agradecemos.










quinta-feira, 15 de junho de 2017

A HISTÓRIA DO GELOSO


  Amigos do Rádio Clube de Pelotas, este artigo foi a mim enviado via email por um grande amigo, PY3IDR - Ivan Dorneles Rodrigues da Fundação Padre Landell de Moura, que me envia sempre os mais diversos assuntos referentes ao radioamadorismo aqui e em outros países, este ora em Portugal onde este artigo foi editado. Este artigo serve para relembrar aos saudosistas deste equipamento e preencher os conhecimentos dos mais novos sobre a história dos transceptores que tantos anos prestaram serviços ao radioamadorismo, o GELOSO.

INFORMAÇÃO

Não se esqueçam que a cidade de Cachoeira do Sul sediará pela terceira vez o Rancho do Radioamador Gaúcho. O primeiro ocorrido na Capital do Arroz foi o 4º Rancho, ocorrido nos dias 20 e 21 de outubro de 1951. O segundo foi o 27º Rancho ocorrido nos dias 25, 26 e 27 de outubro de 1974 e agora ocorrerá o terceiro Rancho, o 65º, nos dias 11 e 12 de novembro de 2017. Será uma grande oportunidade de homenagearmos o saudoso José Blaya Perez – PY3CD, o padeiro que fazia rádio. Aproveito para convidar todos os colaboradores, amigos e simpatizantes do Rádio Clube de Pelotas e região para comparecer nesta festividade tão significativa que congrega todos os radioamadores do nosso Estado e Estados vizinhos.
Espero que gostem do artigo, agradeço ao amigo Ivan e um forte 73 a todos.
__________________________________







quinta-feira, 8 de junho de 2017

ALMOÇO DE MÊS DE JUNHO

Aconteceu no sábado passado dia 03 de junho de 2017 mais um almoço festivo do Rádio Clube de Pelotas, o dia estava convidativo para mais um encontro dos radioamadores de nossa região que sempre comparecem para incentivar e colaborar com nossas festividades. Desde cedo começaram a chegar operadores de cidades vizinhas para discutir assuntos de rádio, atividades, experiências, futuros projetos e solucionar dúvidas relativas a equipamentos de sua estação. O Presidente PU3PRS o Paulo Salagnac como sempre recepcionando a turma desde cedo e dando início aos preparativos do almoço, uma feijoada e um carreteiro especial. Temos abaixo algumas fotos enviadas pelo PY3CSA o Carlos a quem agradecemos a gentileza.









segunda-feira, 8 de maio de 2017

ALMOÇO DO MÊS DE MAIO


Caros colaboradores, simpatizante e amigos do Rádio Clube de Pelotas, no último sábado dia 06 de maio, realizou-se em nossa sede no Terminal Rodoviário de Pelotas, sala 10, mais um almoço festivo em comemoração aos aniversariantes do mês e mais uma confraternização entre amigos. Tivemos a presença de grande número de radioamadores de nossa cidade e de cidades vizinhas, que sempre prestigiam com sua presença, a quem desde já agradecemos o comparecimento. No almoço foi servido um carreteiro gaudério, uma feijoada completa e uma couve refogada, estava de lamber os bigodes, perdeu quem não foi.
Tivemos também a presença de um radioamador gaúcho atualmente residindo em Curitiba o PU3SMS Sérgio Saez,  que esteve conversando conosco, e através de seu computador pessoal explanou sobre o projeto desenvolvido por ele dedicado ao radioamadorismo, uma controladora, software e hardware para instalação em repetidoras comerciais e de radioamadores, muito bom projeto, belo produto, sabe-se que desenvolver software em Assembly para o PIC não é tão fácil assim,  por sua atenção e dedicação, agradecemos a presença e que esta seja a primeira de muitas outras visitas.
O presidente do RCP, PU3PRS, Paulo Salagnac agradeceu a presença de todos os amigos, e convocou a se fazerem presentes no próximo primeiro sábado do mês de junho, dia 03. A seguir algumas fotos do almoço, obrigado a todos pela presença e sempre com o ideal de que: O radioamadorismo só é grande se é nos mantivermos unidos. A radiocomunicação nos aproxima e nos conecta, nos torna amigos e engrandece toda a comunidade, que pode sempre contar com o nosso auxílio em casos de catástrofes naturais. O rádio jamais morrerá, enquanto existirem radioamadores abnegados que gostem de fazer experiências e pesquisar novas tecnologias, praticar modalidades digitais, afinal o RÁDIO DIGITAL é a tendência do futuro.
Boa semana aos radioamadores de todo mundo, 73 para todos. 

_______________________________________________________

Dear contributors, to those who like the radio and Radio Clube Pelotas friends. Last saturday, may 06, it happened in our thirst Pelotas Bus Station, 10 hall, another festive lunch in celebration to the birthday of the month and a fraternization between friends. We hada the presence of a large numbers amateur radio from our city and next cities, wich always prestige with your presence, to whom we thank you for attending. At lunch was served a carreteiro gaudério, a completed feijoada and a couve refogada, was of   "  lamber os bigodes  "  , lost who did not go.
We had the presence of gaucho amateur radio who currently lives in Curitiba City, Sérgio Saez PU3SMS, who was talking to us, and througt of personal computer explain about the project made by him and dedicated to amateur radio, a repeater controller, software and hardware for installation in commercial repeater and amateur repeater, good project, good product, how we now created Assembly software to PIC is very difficult, for your attention and dedication thanks for presence and to visit us always.
The president RCP PY3PRS Paulo Salagnac, thank you all friends, requested the atendance of all friends in the next day june 03. Below some pictures, thanks for all by the presence always with the ideal that: the amateur radio it's only great if we stick together. The radio communication brings us closer and connects us, make us friends and enhances the whole community, who can always count on the help in cases of natural disasters. The radio never will die, while there will be selfless amateur radio who like to experiment and reserch new technologies, digital practice modalities, in the end the DIGITAL RADIO is the trend of the future.
Good week the amateur radio in around the world, 73.