sexta-feira, 23 de março de 2012
Amigos do blog do RCP é com muita satisfação que colocamos algumas fotos do 11º aniversário de nosso co-irmão o PX Clube dos Idosos da cidade de Rio Grande comemorado no dia 18 de março de 2012, com a posse de sua nova Diretoria sob o comando do Sr. Dilson Simões e a participação de toda diretoria do Rádio Clube de Pelotas, foi servido um excelente almoço preparado pelas cozinheiras nota 10, camarão a baiana, camarão com massa, arroz branco e saladas verde, o presidente do RCP, Sr. Paulo Rogério Salagnac ofereceu ao presidente do PX Clube uma placa comemorativa ao aniversário, gostaríamos mais uma vez por este meio de agradecer a recepção de todos amigos da cidade Noiva do Mar e desejando boa sorte aos integrantes da nova diretoria e pode contar sempre com o RCP, de PY3YJU - JULIO.
As fotos foram gentilmente cedidas para o nosso blog pelo fotógrafo oficial do RCP o PU3SIL o Silvio, a quem agradecemos.
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
NOVA BANDA A CAMINHO
Radioamadores conquistam uma nova banda
Os radioamadores continuam desempenhando muito bem seu papel de pesquisar novas fronteiras tecnológicas nas comunicação via ondas de rádio. Abaixo, texto divulgado pela LABRE sobre as novas conquistas dos radioamadores (inclusive com decisiva participação de brasileiros) nas ondas médias.

O Serviço de Radioamador conquistou na última terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2012, nova alocação no espectro das Frequências Médias (MF) entre 472 e 479 kHz em base secundária. A decisão ocorreu na Conferência Mundial de Rádio (WRC-12) da União Internacional das Telecomunicações (UIT) em Genebra, Suíça.
O radioamadorismo é um hobby científico sem fins lucrativos que visa a educação tecnológica em telecomunicações e geofísica, a realização de atividades experimentais, o desenvolvimento de redes comunicacionais autônomas e o auxílio às comunicações emergenciais. É um dos mais tradicionais serviços de telecomunicações do mundo e está presente em várias faixas do VLF ao EHF .

Em setembro de 2006 a Liga Americana de Rádio (ARRL) obteve da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) a licença experimental WD2XSD dentro da norma Part 5 para realização de testes entre 505 e 510 kHz utilizando modos de banda estreita e potências de até 20 W ERP em 23 diferentes estações do grupo ARRL 600 meters Experiment liderados por Fritz Raab, W1FR.
Em 2008 a FCC expandiu o intervalo de frequências para 495 – 510 kHz, aumentou o número de estações para 42 e permitiu operações portáteis dentro de um raio de 50 km no entorno das instalações fixas registradas.
Raab comentou que “as mais de 100.000 horas de log enviados pelos participantes demonstraram que os radioamadores poderiam utilizar estas freqüências sem causar interferências a outros serviços”.



Imagens 3, 4 e 5: Ralph Hartwell, W5JGV, foi um dos radioamadores que participaram das experiências em 600 m com a estação WD2XSH/7 na Lousiana, EUA. Na Img. 3 (esq.) foto da antena vertical de 22 m de comprimento e 15 cm de diâmetro, chapéu capacitivo e anéis anti-corona. Na Img. 4 (centro) a caixa de ressonância protegida ao lado da vertical isolada, com variômetro +- 30 uHy habilitando operação entre 495 e 508,9 kHz. Na Img. 5 (dir.) Ralph aparece ao lado de parte dos equipamentos, com lineares intermediários e finais de estado sólido e construção caseira, 300 a 800 W PEP. A potência é ajustada com o rendimento da antena para obter uma EIRP dentro do especificado pela FCC. Os excitadores são Flex-5000 A e FT-747GX em PSK-31, CW, QRSS, WSPR. (Fotos: W5JGV e ARRL 600 m Experiment)
No Brasil o radioamador Giocondo Romanini, PY2CDS, foi o precursor na mobilização pela atribuição legal e prática experimental nos 500 kHz desde 2008. A primeira estação experimental radioamadora captada na banda dos 600 metros no Brasil foi WE2XGR/6 (Penn Yan, NY, EUA) em 507,25 kHz CW, monitorada por Flávio Archangelo, PT7/PY2ZX na estação de concursos do Fortaleza DX Group (FORDX) em Eusébio, Ceará, dia 10 de dezembro de 2010, perfazendo 6860 km.
O recorde de distância nesta fase experimental foi a escuta da estação WD2XSH/6 (Long Beach, EUA) por Neil Schwanitz, V73NS/WB8CRT em Roi-Namur, Ilhas Marshall: 10748 km. Ao todo outros 15 países estiveram envolvidos nos testes dos radioamadores.
A frequência de 500 kHz é uma das mais tradicionais do mundo. Por ela trafegaram desde 1912 chamadas emergenciais da marinha em Código Morse. A partir da década de 1990 os alertas marítimos são emitidos em NAVTEX e GMDSS em MF. Alguns países realizam comunicações utilitárias, militares e amadoras em frequências ainda mais baixas, como por volta dos 8 kHz no espectro de VLF (Very Low Frequencies).
A União Internacional dos Radioamadores (IARU) trabalhou com dois projetos no chamado "item 1.23" da agenda WRC-12, que tratou da nova banda dos 600 metros. A primeira tese foi defendida por Jon Siverling, WB3ERA, pela Comissão Interamericana de Telecomunicações (CITEL). Ela englobou dois segmentos num total de 15 kHz de banda: 461-469 kHz e 471-478 kHz. A segunda foi defendida por Colin Thomas, G3PSM, pela Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT), abrangendo 8 kHz de banda entre 472 e 480 kHz.
Além da CITEL e CEPT, várias instituições como a ATU (African Telecommunications Union), EAC (East African Community), APT (Asia-Pacific Telecommunity) e SADC (South African Development Community) apoiaram os radioamadores. No entanto a representação russa através da RCC(Regional Commonwealth in the Field of Communications), representantes dos estados árabes, China, Irã e a Organização Marítima Internacional (IMOIMO) estabeleceram a oposição.
A exclusividade para o Serviço Móvel Marítimo (MMS) e navegação aérea (NDB) em algumas porções espectrais e países restringiram uma ocupação mais extensa com potências maiores. “Esta foi a razão pelo qual a nova alocação não pode ser feita como alguns radioamadores esperavam” explicou David Summer, K1ZZ, Diretor Executivo da ARRL.
Desta maneira uma alocação próxima da proposta CEPT ganhou força, considerando o segmento de 472 a 479 kHz. As resistências foram menores e houve indicações por aprovação pelas administrações e organizações regionais. Foi justamente o que ocorreu no dia 14 de fevereiro de 2012 em plenária. As notas de rodapé estabeleceram as restrições:


Em qualquer situação os radioamadores não poderão causar interferências nos serviços primários do segmento. Para a alocação tornar-se efetiva, as administrações nacionais precisam atualizar seus respectivos planos de bandas com as modificações propostas na WRC-12. Portanto nenhuma emissão deve ser iniciada sem o reconhecimento e permissão das administrações nacionais. No Brasil a ANATEL é a responsável pelo gerenciamento espectral e o PDFF é a referência para as alocações, atribuições e distribuições de faixas, além dos regulamentos específicos.

Mesmo com as restrições, o presidente da IARU, Timothy S. Ellam, VE6SH, declarou: “Esta é uma grande conquista para o Serviço de Radioamador. Uma nova alocação espectral é algo que devemos comemorar. O sucesso desta ação foi resultado de um trabalho duro de pelo menos 4 anos dos nossos representantes e voluntários nas associações nacionais de rádio. Eles labutaram junto com as respectivas administrações nacionais. Foi um excelente trabalho das equipes em Genebra e as locais que nos apoiaram em seus países”.

A IARU contou na WRC-12 com a participação do Presidente, Timothy Ellam, VE6SH; Vice-Presidente, Ole Garpestad, LA2RR; Secretário, Rod Stafford, W6ROD; Presidente da Região 1, Hans Blondeel Timmerman, PB2T; Presidente da Região 2, Reinaldo Leandro, YV5AM; Especialista em Relações Técnicas, Ken Pulfer, VE3PU e o Diretor Executivo da ARRL, David Sumner, K1ZZ. O Diretor de Tecnologia da ARRL, Brennan Price, N4QX e Jon Siverling, WB3ERA, acompanharam as reuniões como membros da delegação estadunidense. Price foi Chairman do subcomitê do Item 1.23. Bryan Rawlins, VE3QN, representante da RAC, também seguiu junto a delegação canadense. Muitos outros radioamadores atuaram profissionalmente em suas delegações nacionais ou a serviço da própria UIT.

A IARU foi fundada em Paris em 1925 com objetivo de representar internacionalmente os radioamadores. Ela é composta pelas associações nacionais de rádio, que por sua vez representam os radioamadores perante os governos locais. No Brasil esta função é exercida pela LABRE, a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, entidade membro da IARU. Fundada em 1934 como fusão de associações congêneres originadas desde 1926, a LABRE é uma das mais tradicionais entidades a representar um setor civil das telecomunicações no Brasil.
Com assessorias da IARU e ITU. LABRE Release 2012-01-EE 21 de fevereiro de 2012.
Fonte: LABRE.
Conferência em Genebra confirma sucesso de pesquisas amadoras
O Serviço de Radioamador conquistou na última terça-feira, dia 14 de fevereiro de 2012, nova alocação no espectro das Frequências Médias (MF) entre 472 e 479 kHz em base secundária. A decisão ocorreu na Conferência Mundial de Rádio (WRC-12) da União Internacional das Telecomunicações (UIT) em Genebra, Suíça.
O radioamadorismo é um hobby científico sem fins lucrativos que visa a educação tecnológica em telecomunicações e geofísica, a realização de atividades experimentais, o desenvolvimento de redes comunicacionais autônomas e o auxílio às comunicações emergenciais. É um dos mais tradicionais serviços de telecomunicações do mundo e está presente em várias faixas do VLF ao EHF .
Início experimental
Em setembro de 2006 a Liga Americana de Rádio (ARRL) obteve da Comissão Federal de Comunicações dos EUA (FCC) a licença experimental WD2XSD dentro da norma Part 5 para realização de testes entre 505 e 510 kHz utilizando modos de banda estreita e potências de até 20 W ERP em 23 diferentes estações do grupo ARRL 600 meters Experiment liderados por Fritz Raab, W1FR.
Em 2008 a FCC expandiu o intervalo de frequências para 495 – 510 kHz, aumentou o número de estações para 42 e permitiu operações portáteis dentro de um raio de 50 km no entorno das instalações fixas registradas.
Raab comentou que “as mais de 100.000 horas de log enviados pelos participantes demonstraram que os radioamadores poderiam utilizar estas freqüências sem causar interferências a outros serviços”.
Imagens 3, 4 e 5: Ralph Hartwell, W5JGV, foi um dos radioamadores que participaram das experiências em 600 m com a estação WD2XSH/7 na Lousiana, EUA. Na Img. 3 (esq.) foto da antena vertical de 22 m de comprimento e 15 cm de diâmetro, chapéu capacitivo e anéis anti-corona. Na Img. 4 (centro) a caixa de ressonância protegida ao lado da vertical isolada, com variômetro +- 30 uHy habilitando operação entre 495 e 508,9 kHz. Na Img. 5 (dir.) Ralph aparece ao lado de parte dos equipamentos, com lineares intermediários e finais de estado sólido e construção caseira, 300 a 800 W PEP. A potência é ajustada com o rendimento da antena para obter uma EIRP dentro do especificado pela FCC. Os excitadores são Flex-5000 A e FT-747GX em PSK-31, CW, QRSS, WSPR. (Fotos: W5JGV e ARRL 600 m Experiment)
No Brasil o radioamador Giocondo Romanini, PY2CDS, foi o precursor na mobilização pela atribuição legal e prática experimental nos 500 kHz desde 2008. A primeira estação experimental radioamadora captada na banda dos 600 metros no Brasil foi WE2XGR/6 (Penn Yan, NY, EUA) em 507,25 kHz CW, monitorada por Flávio Archangelo, PT7/PY2ZX na estação de concursos do Fortaleza DX Group (FORDX) em Eusébio, Ceará, dia 10 de dezembro de 2010, perfazendo 6860 km.
A frequência de 500 kHz é uma das mais tradicionais do mundo. Por ela trafegaram desde 1912 chamadas emergenciais da marinha em Código Morse. A partir da década de 1990 os alertas marítimos são emitidos em NAVTEX e GMDSS em MF. Alguns países realizam comunicações utilitárias, militares e amadoras em frequências ainda mais baixas, como por volta dos 8 kHz no espectro de VLF (Very Low Frequencies).
Negociações na conferência
Além da CITEL e CEPT, várias instituições como a ATU (African Telecommunications Union), EAC (East African Community), APT (Asia-Pacific Telecommunity) e SADC (South African Development Community) apoiaram os radioamadores. No entanto a representação russa através da RCC(Regional Commonwealth in the Field of Communications), representantes dos estados árabes, China, Irã e a Organização Marítima Internacional (IMOIMO) estabeleceram a oposição.
A exclusividade para o Serviço Móvel Marítimo (MMS) e navegação aérea (NDB) em algumas porções espectrais e países restringiram uma ocupação mais extensa com potências maiores. “Esta foi a razão pelo qual a nova alocação não pode ser feita como alguns radioamadores esperavam” explicou David Summer, K1ZZ, Diretor Executivo da ARRL.
Desta maneira uma alocação próxima da proposta CEPT ganhou força, considerando o segmento de 472 a 479 kHz. As resistências foram menores e houve indicações por aprovação pelas administrações e organizações regionais. Foi justamente o que ocorreu no dia 14 de fevereiro de 2012 em plenária. As notas de rodapé estabeleceram as restrições:
- Radioamadorismo nesta faixa é serviço secundário (condição já prevista até mesmo nas propostas originais da IARU);
- Potência limitada a 1 W EIRP ou 5 W EIRP para as estações a mais de 800 km distantes dos países que manifestaram proteção espectral, a saber: Argélia, Arábia Saudita, Azerbaijão, Bahrain, Bielorussia, China, Comoros, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Rússia, Irã, Iraque, Jordânia, Cazaquistão, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Uzbequistão, Qatar, Síria, Quirguistão, Somália, Sudão, Tunísia, Ucrânia e Iêmen;
- Alguns países limitaram a faixa apenas para MMS e NDBs, o que nacionalmente poderá significar proibição dos radioamadores na nova faixa. São eles: Argélia, Arábia Saudita, Azerbaijão, Bahrain, Bielorussia, China, Comoros, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Rússia, Iraque, Jordânia, Cazaquistão, Kuwait, Líbano, Líbia, Mauritânia, Oman, Uzbequistão, Qatar, Síria, Quirguistão, Somália, Sudão, Tunísia e Iêmen.
Em qualquer situação os radioamadores não poderão causar interferências nos serviços primários do segmento. Para a alocação tornar-se efetiva, as administrações nacionais precisam atualizar seus respectivos planos de bandas com as modificações propostas na WRC-12. Portanto nenhuma emissão deve ser iniciada sem o reconhecimento e permissão das administrações nacionais. No Brasil a ANATEL é a responsável pelo gerenciamento espectral e o PDFF é a referência para as alocações, atribuições e distribuições de faixas, além dos regulamentos específicos.
Mesmo com as restrições, o presidente da IARU, Timothy S. Ellam, VE6SH, declarou: “Esta é uma grande conquista para o Serviço de Radioamador. Uma nova alocação espectral é algo que devemos comemorar. O sucesso desta ação foi resultado de um trabalho duro de pelo menos 4 anos dos nossos representantes e voluntários nas associações nacionais de rádio. Eles labutaram junto com as respectivas administrações nacionais. Foi um excelente trabalho das equipes em Genebra e as locais que nos apoiaram em seus países”.
A IARU contou na WRC-12 com a participação do Presidente, Timothy Ellam, VE6SH; Vice-Presidente, Ole Garpestad, LA2RR; Secretário, Rod Stafford, W6ROD; Presidente da Região 1, Hans Blondeel Timmerman, PB2T; Presidente da Região 2, Reinaldo Leandro, YV5AM; Especialista em Relações Técnicas, Ken Pulfer, VE3PU e o Diretor Executivo da ARRL, David Sumner, K1ZZ. O Diretor de Tecnologia da ARRL, Brennan Price, N4QX e Jon Siverling, WB3ERA, acompanharam as reuniões como membros da delegação estadunidense. Price foi Chairman do subcomitê do Item 1.23. Bryan Rawlins, VE3QN, representante da RAC, também seguiu junto a delegação canadense. Muitos outros radioamadores atuaram profissionalmente em suas delegações nacionais ou a serviço da própria UIT.
Sobre a IARU e LABRE
A IARU foi fundada em Paris em 1925 com objetivo de representar internacionalmente os radioamadores. Ela é composta pelas associações nacionais de rádio, que por sua vez representam os radioamadores perante os governos locais. No Brasil esta função é exercida pela LABRE, a Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, entidade membro da IARU. Fundada em 1934 como fusão de associações congêneres originadas desde 1926, a LABRE é uma das mais tradicionais entidades a representar um setor civil das telecomunicações no Brasil.
Com assessorias da IARU e ITU. LABRE Release 2012-01-EE 21 de fevereiro de 2012.
Fonte: LABRE.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2012
Sol dispara a mais forte erupção deste ano
A imagem da Nasa mostra erupção no hemisfério nordeste do Sol (Foto: AFP)
O Sol continua a dar amostras de sua fúria enquanto caminha para o pico de seu ciclo de atividade, previsto para o ano que vem. No início da noite da última sexta-feira, a estrela disparou a maior ejeção de massa coronal (CME) deste ano. Classificada como do tipo X, o mais forte, e magnitude 1,8, ela lançou material no espaço a uma velocidade de mais de 2,4 mil km/h.
Leia também:
Estação espacial corrige órbita para evitar lixo espacial Ao contrário do que aconteceu na semana passada, no entanto, esta erupção não parece estar direcionada à Terra. Ainda assim, a Nasa alertou que o planeta pode ser atingido de raspão nos próximos dias. O evento foi registrado pelos observatórios espaciais SDO, Stereo e SOHO da agência espacial americana e a medida que os dados e imagens forem analisados será possível saber mais informações sobre suas causas e trajetória.
Leia também:
Estação espacial corrige órbita para evitar lixo espacial Ao contrário do que aconteceu na semana passada, no entanto, esta erupção não parece estar direcionada à Terra. Ainda assim, a Nasa alertou que o planeta pode ser atingido de raspão nos próximos dias. O evento foi registrado pelos observatórios espaciais SDO, Stereo e SOHO da agência espacial americana e a medida que os dados e imagens forem analisados será possível saber mais informações sobre suas causas e trajetória.
domingo, 29 de janeiro de 2012
ARTIGO EXTRAÍDO DO ESTADO DE SÃO PAULO
Radioamadores fazem lobby contra eletrônico chinês
Eles alegam que má qualidade técnica de aparelhos interfere nas transmissões e prejudica até outros aparelhos domésticos
EDUARDO RODRIGUES, BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
Basicamente, eles se dividem em dois grupos. O primeiro, mais conservador, transmite de casa tentando contato com colegas dos mais diversos locais do planeta. O segundo grupo, no geral composto por entusiastas mais jovens e aventureiros, busca transmitir de locais remotos, seja do coração de florestas em ilhas distantes ou do topo de montanhas quase inacessíveis.
E agora esse exército oculto tem uma nova missão: barrar a entrada de eletrônicos chineses no Brasil que, por sua má qualidade técnica, como alegam, causam interferência nas transmissões. Lâmpadas, liquidificadores, rádios e até semáforos com peças asiáticas estão na mira do lobby radioamador.
Interferências. Uma comitiva de empresários praticantes da atividade esteve reunida este mês com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para apresentar suas queixas em relação aos ruídos no espaço de rádio brasileiro.
"As pessoas não sabem, mas até mesmo suas TVs e rádios funcionam mal por causa dessas interferências. Não é o sinal que é ruim, a culpa às vezes é da lâmpada de casa", disse, após o encontro, o radioamador Atilano Sobrinho, que é mais conhecido por ser também o presidente da Iesa, companhia que fornece boa parte dos equipamentos utilizados na usina hidrelétrica de Belo Monte.
Militantes. Segundo o presidente da Liga de Amadores Brasileiros da Rádio Emissão em São Paulo (Labre-SP), Aramir Lourenço, além dos executivos de grandes companhias, vários diretores dos maiores bancos do País também militam no radioamadorismo. Mas ele garante que, apesar do maior protagonismo desse grupo na defesa da atividade, todos os radioamadores no mundo mantêm o mesmo status entre si.
Tanto que simples radioamadores brasileiros já conversaram com os reis Hussein, da Jordânia, e Juan Carlos, da Espanha, e só souberam a "profissão" dos colegas depois, quando receberam pelo correio cartões de confirmação dos contatos.
Boa parte das conversas ocorre por telegrafia - famoso código Morse -, mas a voz ainda predomina. Pelo código de ética da atividade, assuntos políticos, religiosos e comerciais são proibidos.
Segundo Lourenço, a quantidade de radioamadores no País deve se estabilizar em torno dos atuais 34 mil praticantes. Apenas em São Paulo, são cerca de 150 candidatos a novas licenças por mês, que passam por uma prova elaborada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
"Não se trata apenas de um hobby, mas também é um serviço de utilidade pública. Quando acaba a energia e as redes de telefonia não funcionam, é o radioamador que ajuda o salvamento em catástrofes naturais", conta Lourenço. Não por acaso, uma licença de radioamadorismo por lei automaticamente converte o praticante à reserva do Exército brasileiro.
Por isso, o lobby do radioamadorismo já atua em outra frente de batalha. Parlamentares simpatizantes adeptos das transmissões buscam no Congresso alterar vários artigos da Lei Geral de Telecomunicações, que também regula a atividade.
O objetivo é excluir os "soldados do radioamador" da extensa burocracia à qual são submetidas emissoras de rádio e TV, inclusive das potenciais multas pesadas aplicadas no setor.
PY3YJU - Julio César Souza
quarta-feira, 11 de janeiro de 2012
HORA DO DARF 2012
Amigos do Radio Clube de Pelotas, que todos tenham passado um inicio de 2012 com bastante saúde e paz, mas recomeçando o ano vem os diversos pagamentos anuais e entre eles o DARF que se encontra no endereço da ANATEL abaixo, é necessário somente fornecer o CPF e o nº do FISTEL ( os 11 primeiros digitos) e confirma, depois é só imprimir, PY3YJU - Julio ( secretário do RCP ).
Clique Aqui para imprimir o seu BOLETO.
Clique Aqui para imprimir o seu BOLETO.
quarta-feira, 21 de dezembro de 2011
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
SPACE PLASMA EXPERIMENT " SHADOW "
ARTIGO EXTRAÍDO DO SITE: http://knts.tsniimash.ru/Shadow/en/Default.aspx
Space experiment "Shadow-beacon" onboard International Space Station (ISS) with participation of radio amateurs
Russian Federal Space Agency (Roscosmos) and its leading research organization, Central Research Institute of Machine Building (TSNIIMASH) invite VHF-amateurs as well as students and school pupils being interested in space exploration to take part in the space experiment "Shadow-beacon" on International Space Station. This experiment is a ‘cold” phase of space plasma experiment "Shadow" which was discussed here for a few years.
Except the scientific data, realization of the space experiment "Shadow-beacon" will give an unique experience in involving intellectual and technical potential of International radio amateur community as well as Internet technology and resources for monitoring of the near-Earth space and to evaluate capability to use this potential in perspective scientific projects.
With really mass, voluntary and gratuitous participation of VHF-amateurs this project would become a humanitarian world wide action uniting many peoples of different countries with interesting and useful work for future enhancing the spirit of cooperation, mutual understanding and friendship.
Welcome to "Shadow-beacon" project team!
Let us do this job together!
Assinar:
Postagens (Atom)
