Páginas

domingo, 15 de fevereiro de 2015

SSTV VIA ISS

Amigos mais uma vez a ISS vai dar uma " canja " para nós, nos dias 21 de fevereiro 10:00h UTC até 23 de fevereiro 21:30h UTC de 2015, os astronautas russos da Estação Espacial Internacional vão colocar o SSTV ( PD180 ) na frequência de 145.800 Mhz, FM, bem vamos afinar as nossas violas ou vamos preparar nossos equipamentos, antenas, cabos, computador e programa para decodificar os sinais. Nos últimos contatos somente eu PY3YJU - Julio e o PY3CSA - Carlos nos dedicamos algumas horas do dia para pegar as diversas fotos enviadas pelos astronautas, vamos ver desta vez quais imagens vão ser enviadas a modalidade PD180 deverá ser confirmada. Esta noticia foi confirmada através de contato via email que mantive com o R4UAB - Dmitry ( Russia ) que muito gentilmente confirmou a noticia, forte 73 para todos e bons contatos.]

*********    OBSERVAÇÃO     ***********

Amigos mais uma vez neste ano a ANATEL não enviará via correio os boletos para pagamento do DARF relativo a 2015, para acessar seu boleto de pagamento o usuário deverá entrar no site da ANATEL e ir até geração de boletos onde você deverá saber o nº do seu FISTEL e ter na mão o nº do seu CPF, o vencimento dos pagamentos é 31 de março, não perca a data.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

RESUMO DO FINAL DE SEMANA

Caros amigos, no último final de semana dias 31/01 e 01/02, a tripulação russa da Estação Espacial Internacional - ISS, começou a transmitir sinais de SSTV em PD180 com uma sequencia de 12 fotos com intervalo de 3 min., algumas coisas estranhas e comentadas por diversos radioamadores que enviaram suas fotos para o ISS FAN CLUB.  Foi o fato de ouvirmos um áudio junto com os sinais de SSTV, uma voz feminina que parece ser da astronauta russa Elena Serova ( 38 ) foto, porque falar em Inglês, se ela está no módulo russo para o experimento em SSTV, nós  PY3CSA - Carlos e eu PY3YJU - Julio ouvimos também e achamos curioso.





Abaixo as fotos enviadas durante a passagem da ISS , como já relatamos anteriormente foram 12 fotos transmitidas, acho que valeu a experiencia principalmente para melhorar nossos sistemas de captação de imagens ( antenas ) e deixar nossos equipamentos sempre em condições de outros experimentos, temos a agradecer a tripulação russa da ISS por mais esse projeto e que se repita para que outros radioamadores comecem a se interessar pelas transmissões digitais, para maiores informações e aperfeiçoamentos sobre estas e outras modalidades entre na EXCELENTE página de PY4ZBZ do Roland, você vai encontrar soluções para suas dúvidas e quaisquer outras informações estamos todos sábados a partir das 14:00h no Rádio Clube de Pelotas, forte 73 para todos, de PY3YJU - Julio.














domingo, 1 de fevereiro de 2015

ULTIMAS PASSAGENS AQUI PELO SUL

Apesar da imagem não estar ao contento, o que vale é a intenção e a pesquisa sobre modalidades digitais no caso SSTV, uma pena que somente eu, Julio - PY3YJU e o Carlos - PY3CSA é que tentamos capturar essas imagens transmitidas pela ISS neste final de semana , 00:00h de 31/01 às 11:59h de 01/02, vamos ver se na próxima mais radioamadores aqui da nossa região se dedicam a essa modalidade de transmissão digital. Imagens abaixo de PY3YJU e PY3CSA.



MAIS UM CONTATO COM A ISS

O nosso colega radioamador Carlos PY3CSA, na manhã de domingo dia 01 de fevereiro de 2015, colocou seus equipamentos no front e recebeu esta imagem abaixo transmitida pela Estação Espacial Internacional, de repente você pode pensar que foi pouco mas não é não, pois, apesar do pequeno SLANT na imagem  a passagem é rápida e a transmissão é PD180 uma imagem de alta qualidade com uma varredura de quadro de 187 segundos, tem que ser rápido nos ajustes se não se perde a passagem, parabéns Carlos, não estou sozinho nessa modalidade, afinal ontem ( sábado ) no Rádio Clube debatemos sobre o evento ( aberto ) HO HO HO !!! da ISS para praticarmos recepção de SSTV via Estação Espacial Internacional, amigos temos até as 11:59 de domingo para praticarmos essa modalidade, vamos lá, mãos a obra, PY3YJU - Julio.

                                                         01 Fevereiro 2015




sábado, 31 de janeiro de 2015

FINAL DE SEMANA COM A ISS

Caros amigos, os membros russos da ARISS ativaram a partir da 00:00h deste sábado 31 de janeiro o SSTV, um experimento para os radioamadores na frequência de 145.800 Mhz, FM  a partir da  Estação Espacial Internacional ( ISS ) .Espera-se que 12 fotos diferentes serão enviadas em SSTV modo PD180 com três minutos OFF ( períodos entre as transmissões ).
O equipamentos usado na ISS é um Kenwood D710 localizado no módulo de serviço russo, acredita-se que a potencia será de 25W de saída e que deverá fornecer um sinal muito forte, só um breve comentário hoje pela manhã ( sábado ) recebi o sinal via FUNCUBE DONGLE sinal 8 a 9 forte com breves chiados que nada atrapalharam a imagem abaixo...



Não deixe de receber as imagens da ISS pois afinal não é sempre que temos a oportunidade de fazer experimentos com sinais em SSTV principalmente lógico via Estação Espacial, bem, antenas em boas condições, receptores na frequência de 145,800 lógico quem tiver possibilidade de usar o DOPPLER melhor mas se não tiver não tem importância, não será motivo para não pegar essas imagens, um forte 73 de PY3YJU - Julio - RADIO CLUBE DE PELOTAS - RS - BRASIL.

FOTO DO ISS FUN CLUB





segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

CUBESAT AESP-14 VAI AO ESPAÇO



AESP-14 CubeSat na ISS esperando o desenvolvimento

AESP-14 CubeSat
AESP-14 CubeSat
AESP-14 é um CubeSat 1U desenvolvido por estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia no Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA) no Brasil. A principal missão do satélite é testar os vários subsistemas no ambiente espacial.
O satélite foi enviado para a Estação Espacial Internacional (ISS) em 10 de janeiro pela SpaceX Falcon 9 lançamento e agora está aguardando liberação para o espaço pelo implementador orbital JEM (J-SSOD) no módulo japonês Kibo.
O satélite tem uma experiência de rádio amador desenvolvido pela Amateur Radio Club Americana (CRAM). O experimento consiste na transmissão aleatória de 100 sequências de caracteres ASCII prefixados com a palavra "CRAM", que irá usado como parte de um concurso entre estações de recepção. As primeiras 10 estações de rádio amador que completam receber as 100 sequências serão premiados com um diploma comemorativo. Um web site está sendo desenvolvido para coletar as sequências. O endereço do site será anunciado em breve.
AESP-14 irá transmitir com uma potência de RF de 500 mW em 437,600 MHz usando a 9600 bps G3RUH modulação (GFSK) e AX.25 UI enquadramento. Os radioamadores são encorajados a enviar os quadros de telemetria recebidos de volta à equipe. Formato de telemetria e mais informações serão publicadas no site do projeto http://www.aer.ita.br/~aesp14
Um boletim de atualização será liberada assim que a data de lançamento final é anunciado pela NASA.
73, Edson PY2SDR

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

PRIMEIRO GRANDE ALMOÇO DO ANO

Caros amigos do Rádio Clube de Pelotas, devido as festividades de final de ano resolvemos este mês, adiar o nosso tradicional almoço, este será realizado amanhã, dia 10, segundo sábado de janeiro, não esqueçam, esperamos todos por lá, um forte 73 para todos, nos encontramos lá na sala 10 do Terminal Rodoviário de Pelotas.

                                             PU3PRS - Paulo Salagnac
                                                  Presidente do RCP