Páginas

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

SAUDADES.........

ESTE FILME DEDICO A TODOS AQUELES AMIGOS QUE SE FORAM, AQUELES AMIGOS QUE AINDA PERMANECEM ENTRE NÓS, AQUELES  AMIGOS QUE ESTÃO OU ESTIVERAM ENTRE NÓS E HOJE SE ENCONTRAM LONGE DE NÓS, TAMBÉM DEDICADO AOS AMIGOS DO CLUBE DOS IDOSOS EM RIO GRANDE RS. ESTE FILME DEDICO A LEMBANÇA, A SAUDADE, DOS MOMENTOS LEGAIS QUE PASSAMOS JUNTOS COM TODOS AQUELES QUE AQUI APARECEM NESTAS COLETÂNEA DE FOTOS, LINDAS LEMBRANÇAS DE UM PASSADO RECENTE, AFINAL, LEMBRANÇAS NÃO REPRESENTA SÓ TRISTEZA MAS REPRESENTA A ALEGRIA DE TERMOS VIVIDO E APRENDIDO MUITO COM TODOS AQUELES QUE PARTICIPARAM DE ALMOÇOS E ATIVIDADES EM NOSSA ENTIDADE O RADIO CLUBE DE PELOTAS.

AO PU3CBM - CÍCERO, AO PY3 LCR - LUIS CARLOS, AO PU3JRS - JORGE E AO NOSSO ETERNO PROFESSOR DE TELEGRAFIA PY3BHN - BATISTA, UM ABRAÇO E SAUDADES ESTEJAM ONDE ESTIVEREM...




RCP E JAMBOREE NO AR






AMIGOS REALIZOU-SE NESTE ÚLTIMO SÁBADO DIA 21 DE OUTUBRO O " JAMBOREE NO AR 2017 ", NA SEDE DO RÁDIO CLUBE DE PELOTAS, FABRICIO DO GRUPO DE ESCOTEIROS IGUASSÚ E MAIS DIVERSOS PARTICIPANTES ESTIVERAM PRESENTES EM NOSSA SEDE PARA ALGUNS CONTATOS VIA RÁDIO E TAMBÉM PARA CONHECEREM UM POUCO DO RADIOAMADORISMO. O NOSSO AMIGO E RADIOAMADOR PU3ABA, FABRICIO AGRADECEU A ACOLHIDA E TAMBÉM A PARTICIPAÇÃO DE ALGUNS COLABORADORES DE NOSSA ENTIDADE. O NOSSO PRESIDENTE O PU3PRS,  PAULO SALAGNAC, OFERECEU NOSSA SEDE PARA TODAS AS ATIVIDADES QUE SE REFIRAM A UNIÃO RCP E ESCOTEIROS.  
ABAIXO ALGUMAS FOTOS E VIDEOS FEITOS NO DIA DO JAMBOREE NO AR 2017.
























quarta-feira, 11 de outubro de 2017

RANCHO DO RADIOAMADOR GAÚCHO

AMIGOS NÃO ESQUEÇAM, NOS DIAS 11 E 12 DE NOVEMBRO REALIZAR-SE-Á O 65º RANCHO DO RADIOAMADOR GAÚCHO QUE DESTA VEZ VAI SER EM CACHOEIRA DO SUL, VAMOS PRESTIGIAR MAIS UM RANCHO COMO NOSSA PRESENÇA, É SEMPRE UMA SATISFAÇÃO ENCONTRAR PESSOALMENTE AMIGOS QUE NOS COMUNICAMOS VIA ÉTER, VAMOS LÁ PRESTIGIAR, CONVITE DO RADIO CLUBE DE PELOTAS A TODOS OS SEUS COLABORADORES.

DEFESA DO ESPECTRO

ARTIGO ENVIADO POR MORGADO PT2CSM a IVAN DORNELES RODRIGUES PY3IDR.

Data: 10 de outubro de 2017 08:33
Assunto: Brasil vota em defesa do espectro na IEC



 
Brasil vota em defesa do espectro na IEC

O Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica e Iluminação (COBEI) enviou para a Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) voto favorável à defesa do espectro e contra o aumento de interferências.
A decisão foi tomada nas reuniões de setembro dos Comitês de Compatibilidade Eletromagnética (EMC) da COBEI na cidade de São Paulo, com ativa participação da LABRE.
A IEC é a entidade responsável pela redação e atualização de normas técnicas internacionais de qualidade dos produtos eletroeletrônicos. Participam dela comitês nacionais, no Brasil representado pela COBEI, e entidades parcerias como a União Internacional de Radioamadorismo (IARU).
Duas propostas de atualização de normas genéricas (IEC 61000-6-3 e 61000-6-4) foram objeto desta consulta. É genérica a norma que se aplica a todos os eletroeletrônicos que não foram objetos de normas específicas das famílias de produtos.
A primeira consulta visou incluir limites de emissividade nas frequências entre 0,15 e 30 MHz, sendo que as frequências acima dos 30 MHz já são cobertas.
A segunda modificação buscava relaxar os limites de emissividade para equipamentos designados para uso em ambientes comerciais e industriais leves, propondo que seus limites fossem os mesmos que os aplicados aos produtos para uso industrial.
Atualmente as normas genéricas impõem aos produtos comerciais e industriais leves os mesmos níveis aplicados aos ambientes residenciais, mais restritivos e protetores do espectro.
O COBEI votou favoravelmente à primeira consulta, vendo nela “um incentivo à compatibilidade eletromagnética naquelas frequências” e votou negativamente a segunda proposta.
Em seu voto, o comitê disse que “no Brasil a maioria das cidades são configuradas em zonas mistas onde residências, instalações comerciais e industriais leves ocupam o mesmo espaço urbano, em muitos casos sendo vizinhos”.
Disse ainda que: “Neste cenário um dispositivo eletrônico ruidoso pode afetar não apenas a instalação do ofensor, mas também interferir nos vizinhos residenciais. Portanto se um limite de EMC mais flexível for aplicado, o usuário residencial poderá se deparar com um aumento proporcional no nível de ruído, condição que deve ser evitada”.
Também foi argumentado que “detectar uma fonte de ruído é uma missão muito difícil no caso de áreas densamente urbanizadas e com uma ocupação espacial diversa, com um grande número de potenciais fontes de ruídos. Esta ação demanda um trabalho técnico especializado de campo (...) Neste contexto, o cidadão estará impossibilitado de identificar a nova fonte de ruído, incapaz de considerar técnicas de mitigação diante de um desconhecido dispositivo eletrônico ruidoso, em localização desconhecida que pode estar inclusive fora de sua residência e assim de seu controle”.
Concluiu o comitê que “Aumentar o nível de emissividade é uma ameaça desnecessária para uso harmonizado e racional do espectro eletromagnético e o convívio entre os sistemas eletrônicos. O aumento do nível de ruído vindo dos equipamentos comerciais e industriais leves não fortalece a Compatibilidade Eletromagnética, ao contrário acrescenta riscos e incertezas na organização do espectro, impondo ônus ao cidadão que não está preparado tecnicamente para de maneira eficiente atuar contra o aumento nos distúrbios capazes de interferir em formas populares e eficientes de comunicação social”.
A redação dos votos também contou com ativa contribuição da LABRE. Seja você também um radioamador labreano e apoie as ações de defesa do espectro.

LABRE/GDE, 9 de outubro de 2017.

domingo, 8 de outubro de 2017

ALMOÇO DE OUTUBRO

Foi com muita satisfação e alegria que recebemos em nossa sede situada no Terminal Rodoviário de Pelotas, sala 10, no último sábado 08 de outubro, inúmeros radioamadores, operadores da faixa de 11m. amigos e simpatizantes, vieram a uma confraternização que já à anos comemoramos em nosso humilde mas confortável clube os aniversariantes do mês, a vida e a confraternização muito necessária nos dias atuais, afinal conversamos muito pela freqüência mas pessoalmente só de vez em quando.
Tivemos também em nosso almoço a “  HORA DO ROLINHO  “, onde alguns operadores com equipamentos usados mas em bom estado de conservação, vendem ou até trocam equipamentos de acordo com sua vontade, vamos ver se no próximo almoço mais colegas trazem equipamentos para esta atividade.
Compareceram mais de vinte e cinco pessoas em nosso evento, salientando que nossa sede não possui grande espaço interno, mas para receber essa gente macanuda o espaço foi mais do que necessário. O presidente o PU3PRS o Paulo Salagnac mais uma vez agradeceu o comparecimento de todos e já convidou a todos para o próximo almoço que irá se realizar no próximo mês de novembro dia 04, obrigado a todos e um forte 73.


PY3YJU  - Julio César