Páginas

sábado, 26 de maio de 2012

MODOS DIGITAIS

PU3PRS - Paulo Rogério Salagnac

Amigos apesar do que está sendo dito não é novidade para muitos, pois a mais de duas décadas essas modalidades já são usadas, estamos tentando inserir no meio de nossas transmissões de voz noções de transmissões digitais como BPSK31, FSK31, AMTOR, PACKET e SSTV ( slow scan tv ), usado pela ISS . Estamos usando programas que a horas estão circulando pela internet como o CHROMA PIX, JVCOMM32 e o mais fácil de usar o MMSSTV. SSTV é uma modalidade de transmissão que se baseia na transformação de uma imagem em uma série de linhas que se transmitem em forma de pulsos similares a todos os métodos de televisão. Empregando uma largura de banda máximo de 3Khz. Como já se mencionou no inicio, esta modalidade de imágens em branco e preto consistiam de 120 pixels em 120 linhas e se requeria de 7 a 8 segundos por frame, ao aumentar o dobro de linhas e de pixels por linha o tempo de transferência aumentou de 16 a 32 segundos. Os arquivos podem ter o formato gráfico JPEG, PCX , BMP, TIFF e etc, e podem ser utilizado um scanner para digitalizar fotografias a fim de serem enviadas via rádio.

Frequências usadas para transmissões de SSTV:
3.845 - 3.857 - 7.140 - 7.171 - 14.230 - 14.233 - 21.340 - 28.680 - 145.50

Modos de transmissão mais usados em SSTV:
AVT, MARTIN, PASOKON TV, PD, ROBOT, SCOTTIE, WRAASE SC-1 e outros...

Interface utilizada para transmissão de SSTV:




Os primeiros circuitos que apareceram pela internet não isolavam o GND do computador do GND do transceptor, verificou-se diversas vezes  que existia uma diferença de potencial entre os GND's, que poderia avariar ou a PORTA SERIAL ou o TRANSCEPTOR, então foi confeccionada a INTERFACE, os dois transformadores isolam o AUDIO OUT do MIC e  o AUDIO IN do ALTO-FALANTE do rádio, o OPTO-ELETRÔNICO quando o circuito está conectado o LED VERDE está ON e o LED VERMELHO OFF, quando você manda o programa transmitir o LED VERDE FICA OFF o LED VERMELHO ON e o opto-eletrônico faz com que os pinos 4 e 5 referente ao emissor/coletor fique com uma resistência em torno de 500 ohms o que irá fechar o TX do transcepotor, isso funciona no PC ou DESKTOP onde entre os pinos 4 e 5 da SERIAL tem 12V, no LAPTOP ou NOTEBOOK a tensão entre os pinos 4 e 5 a tensão é de 5V.
O circuito do opto-eletrônico deverá ser alterado por um circuito com reed-switch.
 Este é o primeiro artigo no blog sobre esta modalidade, nas próximos artigos iremos explanar mais sobre outras modalidades de transmissões digitais, postado por PY3YJU - Julio.



quinta-feira, 24 de maio de 2012

DE FABRICIO FERREIRA PU3ABA PARA O NOSSO BLOG

DIA DO TELEGRAFISTA

A primeira linha telegráfica foi construída entre as cidades de Washington a Baltimore, nos Estados Unidos da América e, a 24 de maio de 1884, Samuel Finley Breese Morse, no seu alfabético telegráfico, transmitiu a primeira mensagem: What hath God wrought! (O que Deus tem feito!). E o operador, em Baltimore, repetiu-as imediata e perfeitamente. Em Washington, o extremo da linha fora colocado na sala do Supremo Tribunal, no Capitólio. Uma placa apropriada, do lado externo da porta, identifica o aposento com a cena do triunfo de Morse no dia 24 de maio de 1884. A invenção do telégrafo elétrico representou, sem dúvida, um grande passo na história das comunicações. Logo, o manipulador de morse tornou-se um símbolo mundial de uma época que encurtava as grandes distâncias.
Em 1944 o então Presidente da República Getúlio Vargas instituiu, no Brasil, o dia 24 DE MAIO, como sendo o DIA DO TELEGRAFISTA.
Getúlio Vargas considerava esse profissional verdadeiro herói anônimo, com relevantes serviços prestados à coletividade.

domingo, 13 de maio de 2012

FELIZ DIA DAS MÃES

Simplesmente Mulher

Teus braços
Fortes braços
Num longo abraço
A me envolver
Teus lábios
Doces lábios
Fonte de beijos
Muitos beijos, pra me aquecer
Quanta coisa emana de ti, doce criatura
Amor… carinho… ternura
Tudo que me liga a teu ser, mulher
Tia… mãe… avó…
Irmã… neta… filha…
Guerreira… companheira…
Tu que me namoras, me compreendes
Que me incentivas, me repreendes
E jamais me deixas só.
Tu que és dar e receber,
Que com a mesma humildade
Sabes perdoar e esquecer.
Santa ou pecadora
Ingênua ou sedutora
Não importa! Serás sempre uma rainha
Uma intercessora… uma fada madrinha…
Aquela que na minha aflição, chamo por ela
A todas, admiro e amo
Santas criaturas
Anjos de candura
Simplesmente mulher!


Esta é a mensagem do RÁDIO CLUBE DE PELOTAS a todas as mães.

                                                                 Paulo Rogério Salagnac
                                                                        PRESIDENTE  


postado por PY3YJU

A ARTE E A HABILIDADE DA RADIOTELEGRAFIA

Amigos do RCP semana passada recebi um email do PY3MQ - Flávio Rudy Pinto Coelho radioamador antigo e conhecedor da causa falando sobre a modalidade que mais gosta, CW e indicou para os apreciadores deste, um livro de 194 páginas interessantíssimo sobre TELEGRAFIA, um manual para aprender, usar, aperfeiçoar e gostar do Código Morse Internacional como meio de comunicação. Escrito por  William G. Pierpont N0HFF  " What Hath God Wrought " " Como disse o Senhor " Estas palavras em inglês antigo foram as primeiras transmitidas no codigo morse em telégrafo de fio.
Este livro você poderá ter acesso em PDF no endereço abaixo e boa leitura vale a pena um convite de PY3YJU - Julio.

 www.casadoradioamador.org.br/docs/biblioteca/ArteHabilidadeRadiotelegrafia.pdf

quarta-feira, 9 de maio de 2012

MODALIDADES DIGITAIS

Caros amigos e colaboradores do RCP, sábado próximo dia 12 de maio,  PY3CSA - CARLOS e PY3YJU - JULIO estarão  lá pelo nosso clube fazendo algumas explanações e demonstrações de transmissões digitais via rádio como SSTV, MIXW e DIGTRAX  e circuitos de interligação computador/radio isolados entre si, não percam, compareçam para maior conhecimento e aperfeiçoamento dessas modalidades tão pouco exploradas por nós, até sábado.